Siga-nos
Sexta-feira, 31 mar 2023 - 11h03
Por Maria Clara Machado

Aviso de ressaca está em vigor no Sul e no Sudeste com formação de novo ciclone

Os temporais estão retornando hoje sobre áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com o avanço de uma nova frente fria e a formação de um ciclone extratropical, que deve ter rápida intensificação nas próximas 24 horas, segundo os alertas da meteorologia. A Marinha do Brasil tem avisos em vigor para ressaca no fim de semana.

Imagem ilustrativa de ressaca no Morro das Pedras, em Florianópolis, há um ano. Região sofre erosão e é monitorada pela Defesa Civil. Crédito: Defesa Civil de SC
Imagem ilustrativa de ressaca no Morro das Pedras, em Florianópolis, há um ano. Região sofre erosão e é monitorada pela Defesa Civil. Crédito: Defesa Civil de SC

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já está em alerta para o retorno dos temporais, com fortes rajadas de vento, raios e granizo, que começam na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e avançam sobre a metade-norte do estado gaúcho no decorrer desta sexta-feira, dia 31.

Também a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta meteorológico para a chegada da nova frente fria, que deve favorecer a condição para temporais em todas as regiões do estado a partir do final da manhã. “A chuva começa pela divisa com o estado gaúcho e até a noite se estende para as demais regiões”, diz o aviso.

O maior risco de temporais com fortes rajadas de vento, raios e granizo e potencial para destelhamentos é para o meio-oeste catarinense, alerta a Defesa Civil.
O órgão ressalta que uma mudança no vento para a direção sul no final da noite desta sexta-feira vai deixar o mar agitado em todo o litoral catarinense e com risco de ressaca.

Avisos de Ressaca em vigor
O ciclone extratropical em formação deve seguir para o mar e deixar o Sul e o Sudeste em alerta no fim de semana. A Marinha do Brasil está com avisos em vigor para o aumento da agitação marítima e a ocorrência de ressaca.

Imagem de satélite mostra as áreas de instabilidade avançando sobre o Rio Grande do Sul às 12:40 UTC do dia 31. Crédito: GOES-16/NOAA/Apolo11
Imagem de satélite mostra as áreas de instabilidade avançando sobre o Rio Grande do Sul às 12:40 UTC do dia 31. Crédito: GOES-16/NOAA/Apolo11

O primeiro aviso é para mar grosso e alto entre o Chuí (RS) e Laguna (SC) até 550 quilômetros das áreas costeiras com ondas acima de 4 metros, válido até o dia 3 de abril.

A ressaca pode ocorrer entre o Chuí (RS) e São Francisco do Sul (SC) entre o sábado e a segunda-feira, dias 1 à 3 de abril, com ondas de 3 a 4 metros. Há aviso de ventos muitos fortes nas mesmas áreas litorâneas até o domingo.

A Marinha alerta também para mar grosso e muito grosso e ventos fortes próximo à costa e na área oceânica entre o Cabo de Santa Marta (SC) e Cabo Frio (RJ), com ondas de 3 a 6 metros em alto mar até segunda-feira.

A ressaca está prevista para as áreas entre São Francisco do Sul (SC), Santos (SP) e São João da Barra (RJ) com ondas de 2,5m e 3,5m até a segunda-feira.

Ciclone Bomba
Os meteorologistas acompanham com atenção a formação do novo sistema de baixa pressão atmosférica e sua intensificação ao longo das próximas 24 horas.

Se a queda da pressão em seu centro ocorrer rápida demais, na ordem de 24 Hectopascais em até 24 horas, o novo ciclone pode ser classificado como um ciclone bomba, com características de um fenômeno ainda mais potente.

A Climatempo emitiu alerta hoje para esta possibilidade durante o decorrer da sexta-feira e a madrugada do sábado.

Quer saber mais sobre outros assuntos?

Saiba mais sobre as crateras que estão engolindo a cidade maranhense Buriticupu

Área de gelo do mar Ártico diminui 1 milhão de quilômetros quadrados neste inverno



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024