Siga-nos
Domingo, 5 nov 2023 - 20h52
Por Maria Clara Machado

Bairros de São Paulo entram no terceiro dia sem energia, após ventania de 100 km/h

Após mais de 48 horas do intenso temporal e ventania da sexta-feira, dia 3, ainda existem bairros sem energia elétrica para mais de 1 milhão de consumidores na cidade de São Paulo. O abastecimento de água também foi afetado em diversas regiões e sete vítimas fatais foram confirmadas no estado.

Árvore cai sobre carro em rua da Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo. Centenas de árvores caíram em toda a capital. Crédito: Painel Global
Árvore cai sobre carro em rua da Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo. Centenas de árvores caíram em toda a capital. Crédito: Painel Global

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou novos números na tarde deste domingo, dia 5, informando que cerca de 1,2 milhão de imóveis continuam sem energia elétrica no estado de São Paulo, sendo mais de 1 milhão de unidades consumidoras somente na capital paulista.

As equipes da concessionária ENEL reúnem esforços para tentar restabelecer os serviços, com 1800 funcionários nas ruas. A energia elétrica voltou para metade dos estabelecimentos e moradias que estavam sem luz no sábado, mas a previsão de normalização para todos os bairros de São Paulo é somente terça-feira, dia 7.

Ventos de furacão
O temporal com ventos muito intensos desabou sobre São Paulo na tarde da última sexta-feira, com rajadas de vento que atingiram até 104 km/h no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, e de até 150 km/h na Baixada Santista, segundo a Prefeitura de Santos.

A ventania resultou em pelo menos 2 mil ocorrências por queda de árvores na região metropolitana de São Paulo, de acordo com dados da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Os bairros mais atingidos pela falta de energia elétrica durante o fim de semana se concentraram nas zonas sul, oeste, leste e central, entre eles Brooklin, Moema, Saúde, Vila Mariana, Aclimação, Ipiranga, Capão Redondo, Paraíso, Pompéia, Butantã, Vila Alpina, entre outros.

Queda de árvore em rua da Vila Mariana, após intenso temporal da sexta-feira. Crédito: Painel Global
Queda de árvore em rua da Vila Mariana, após intenso temporal da sexta-feira. Crédito: Painel Global

Doze parques de São Paulo permaneceram fechados durante o sábado em razão da queda de 346 árvores. A Prefeitura relatou que foram 128 árvores caídas somente no Parque do Ibirapuera.

O número de mortos pelo temporal de sexta-feira subiu para 7 em todo o estado de São Paulo, sendo duas vítimas na capital, uma em Osasco, uma em Santo André, uma em Limeira, uma em Suzano e uma em Ilhabela.

De acordo com a meteorologia, a chegada de uma frente fria ao estado de São Paulo na sexta-feira, formou as nuvens pesadas do tipo cumulonimbus, que provocaram a ventania e a chuva intensa.

A ANEEL deve se reunir na segunda-feira, com representantes da ENEL SP e das distribuidoras, além da prefeitura, para discutir as medidas preventivas diante dos intensos temporais em São Paulo.

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024