Siga-nos
Terça-feira, 19 dez 2023 - 15h57
Por Maria Clara Machado

Buscas por sobreviventes em terremoto na China segue em meio a temperatura negativa

Passou de 120 o número de mortos no terremoto que sacudiu a Província de Gansu, no noroeste da China, por volta da meia-noite de segunda-feira. A intensidade do tremor alcançou magnitude 5.9 pelo Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), mas foi avaliada em magnitude 6.2 de acordo com o Centro de Redes de Terremotos da China.

Mapa mostra epicentro do terremoto de magnitude 5.9 registrado pelo USGS, no noroeste da China, no dia 18. Crédito: Painel Global/Google Maps
Mapa mostra epicentro do terremoto de magnitude 5.9 registrado pelo USGS, no noroeste da China, no dia 18. Crédito: Painel Global/Google Maps

Sismo teve baixa profundidade
A baixa profundidade do sismo, estimada em apenas 10 quilômetros, e sua localização, numa área povoada, contribuíram para os grandes estragos e alto número de vítimas. Por ter ocorrido no final da noite, muitos moradores já estavam em casa e dormindo.

Segundo informações da agência de notícias Xinhua, mais de 155 mil casas foram afetadas pelos abalos e muitas foram completamente destruídas, além de estradas e pontes. Há algumas localidades sem água e sem energia elétrica.

Cerca de quatro mil socorristas trabalham sem parar numa luta contra o tempo na zona de desastre em Gansu para tentar encontrar sobreviventes sob os escombros em meio a uma temperatura de -16°C durante o amanhecer.

As temperaturas extremas são um agravante e vêm sendo registradas em grandes áreas da China, após uma onda de frio nos últimos dias.

As autoridades informaram que o número de mortos chega a 126 e há pelo menos 700 feridos em Gansu e na Província vizinha de Qinghai, no balanço da tarde desta terça-feira.

Equipes da Cruz Vermelha da China estão em Gansu e ajudam nas buscas e ajuda emergencial. Crédito: @IFRC<BR>
Equipes da Cruz Vermelha da China estão em Gansu e ajudam nas buscas e ajuda emergencial. Crédito: @IFRC

Terremoto é o mais mortífero em quase uma década
Já foram contabilizadas dezenas de réplicas após o tremor principal, de acordo com o centro de terremotos da China. Hoje, mais nove réplicas foram detectadas pela manhã.

As autoridades confirmaram que o terremoto do dia 18 foi o mais mortífero a atingir a China desde 2014, quando 600 pessoas perderam a vida no sismo que atingiu a Província de Yunnan.

Outro abalo sísmico também é lembrado por ter sido intenso e devastador com 7.9 magnitudes em Sichuan no ano de 2008, deixando um saldo de 90 mil vítimas fatais.


Acompanhe em tempo real todos os sismos registrados ao redor do globo aqui

Busque por outros assuntos no Painel Global!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024