Siga-nos
Terça-feira, 13 jun 2023 - 10h18
Por Maria Clara Machado

Ciclone Biparjoy segue para Índia e Paquistão como uma tempestade severa

Autoridades da Índia e do Paquistão realizam preparativos de emergência diante da proximidade do ciclone tropical Biparjoy, considerado a primeira tempestade severa do ano a atingir a região sul da Ásia. Biparjoy vem ganhando força sobre o Mar da Arábia e já deixa vítimas.

Imagem de satélite mostra o grande ciclone Biparjoy sobre o Mar da Arábia, se aproximando da costa da Índia e do Paquistão dia 13. Crédito: JTWC/SATOPS
Imagem de satélite mostra o grande ciclone Biparjoy sobre o Mar da Arábia, se aproximando da costa da Índia e do Paquistão dia 13. Crédito: JTWC/SATOPS


Você também pode se interessar pelo Podcast Saiba tudo sobre a temporada de Furacões do Atlântico e Pacífico 2023

De acordo com o Joint Typhoon Warning Center (JTWC), os ventos sustentados de Biparjoy chegam a 166 km/h nesta terça-feira, dia 13, o que faz dele um fenômeno equivalente a um furacão categoria 2 na escala de ventos Saffir-Simpson.

A tempestade se encontra aproximadamente a 600 quilômetros ao sul de Karachi, a maior cidade do Paquistão, e segue lentamente na direção noroeste.

As projeções indicam que o ciclone tropical irá tocar o solo entre a província de Sindh, no sul do Paquistão e a costa do estado de Gujarat, no oeste da Índia na quinta-feira, dia 15.

É possível que o ciclone afete de maneira severa Karachi, assim como dois grandes portos da Índia, Mundra e Kandla, afirmou Departamento Meteorológico da Índia (IMD).

Trajeto estimado para Biparjoy nos próximos dias. Crédito: JTWC
Trajeto estimado para Biparjoy nos próximos dias. Crédito: JTWC

Biparjoy já fez vítimas
O ciclone já está provocando danos, mesmo antes de tocar o solo. Segundo as autoridades indianas, a sua proximidade está gerando ondas altas no Mar da Arábia, fortes chuvas e ventos poderosos nas áreas costeiras no estado de Gujarat. Árvores foram arrancadas e três pessoas morreram. Outras quatro pessoas foram vítimas de afogamento na noite de ontem.

Operações de emergência
Em Gujarat, as escolas foram fechadas e as operações de navios de importações nos portos suspensas, além de milhares de pessoas que estão sendo evacuadas das áreas costeiras. Há dezenas de equipes da Força Nacional e Estadual de Resposta a Desastres preparadas para os trabalhos de resgate nos próximos dias.

A Guarda Costeira também informou que trabalhadores foram evacuados de plataforma de petróleo na região.

Já o Departamento Meteorológico do Paquistão alertou que as casas tradicionais de barro e palha, extremamente vulneráveis, na província de Sindh estão na rota do ciclone. Os esforços de evacuação são para retirada de cerca de 80 mil pessoas de todas as áreas de risco.

Os alertas falam em tempestades e inundações urbanas ao longo da costa sul do Paquistão e condições de mar muito agitado no litoral e em mar aberto.

Operação de resgate sendo realizada na costa da Índia por causa do mar revolto na segunda-feira, dia 12. Crédito: reprodução redes sociais
Operação de resgate sendo realizada na costa da Índia por causa do mar revolto na segunda-feira, dia 12. Crédito: reprodução redes sociais

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024