Siga-nos
Domingo, 12 mar 2023 - 14h32
Por Maria Clara Machado

Ciclone Freddy atinge Moçambique pela segunda vez depois de 34 dias de vida

O ciclone tropical Freddy chegou a Moçambique no final da noite do sábado e está varrendo a costa este domingo, dia 12, pela segunda vez em duas semanas. Freddy vem sendo monitorado com atenção especial por especialistas em razão da sua persistência inédita. São 35 dias em que o fenômeno está ativo, sendo o mais duradouro da história desde o início das medições meteorológicas.

Imagem de satélite mostra o ciclone tropical Freddy sobre o Canal de Moçambique em 8 de março. Freddy vai entrar para a história como o ciclone mais duradouro. Crédito: Earthobservatory/NASA
Imagem de satélite mostra o ciclone tropical Freddy sobre o Canal de Moçambique em 8 de março. Freddy vai entrar para a história como o ciclone mais duradouro. Crédito: Earthobservatory/NASA

Freddy entrou no continente pela cidade portuária Quelimane, que foi completamente bloqueada antes da chegada da tormenta. Mais de meio milhão de pessoas das províncias da Zambézia, Tete, Sofala e Nampula estão sob alerta do ciclone.

Os ventos destrutivos acima de 120 km/h destelharam casas, quebraram janelas, provocaram alagamentos e bloqueios nas regiões e há pelo menos mais uma vítima fatal. Falta energia elétrica em diversas localidades e voos foram suspensos, informaram agências internacionais este domingo.

A primeira vez que Freddy tocou o solo de Moçambique foi em 24 de fevereiro varrendo o sul do país e afetando mais de 171 mil pessoas com chuvas torrenciais e inundações, que destruíram plantações e moradias. A estimativa divulgada pelas autoridades é de 27 mortos pelo ciclone até agora, 10 em Moçambique e 17 em Madagascar.

A agência nacional de gestão de desastres de Moçambique, INGD, estima que 1,75 milhão de pessoas foram afetadas nas áreas africanas com mais de 8 mil evacuados.

Dados mostram que o ciclone despejou o equivalente a mais de um ano de chuva em Moçambique nas últimas semanas e três vezes a média de fevereiro em Madagascar no curto período de uma semana.

Freddy é o ciclone mais duradouro de todo o globo
Um comitê de especialistas foi estabelecido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) para avaliar o ciclone tropical Freddy.

Os especialistas querem analisar em detalhes a longa vida útil de Freddy saber se o fenômeno chegou a enfraquecer em algum momento, abaixo do status de tempestade, para que se possa confirmar o feito de ciclone tropical mais duradouro da história.

O fenômeno já bateu recorde da maior energia de ciclone acumulada de qualquer tempestade do hemisfério sul da história e deve ser considerado oficialmente como o mais duradouro de todo o globo, superando o furacão John, que atuou no Pacífico leste por 31 dias em 1994.

Os milhares de quilômetros percorridos por Freddy
Freddy começou a se desenvolver em águas ao sul da Indonésia e ao noroeste da Austrália sendo nomeado como ciclone tropical em 6 de fevereiro de 2023.

Trajeto completo de Freddy desde 6 de fevereiro a 11 de março de 2023, quando tocou o solo pela terceira vez. Crédito: By Meow/Wikipedia/NASA/NOAA
Trajeto completo de Freddy desde 6 de fevereiro a 11 de março de 2023, quando tocou o solo pela terceira vez. Crédito: By Meow/Wikipedia/NASA/NOAA

Nas semanas seguintes, atravessou o Oceano Índico, atingindo a categoria 5 na escala de ventos durante o trajeto. Tocou o leste da ilha de Madagascar em 21 de fevereiro, enfraquecendo para a categoria 3.

Na sequência, Freddy cruzou a ilha de Madagascar e se intensificou novamente sobre o Canal de Moçambique tocando o solo do sul de Moçambique em 24 de fevereiro.

Depois de percorrer quase 10 mil quilômetros e tocar o solo duas vezes, o natural seria que a tormenta perdesse força até se dissipar, mas no começo de março Freddy retornou às águas quentes do Canal de Moçambique.

Entre os dias 5 e 11 de março, Freddy continuou ativo sobre a região e por fim tocou o solo de Moçambique novamente no sábado à noite.

Para os especialistas da OMM não importa tanto se Freddy vai ou não ser confirmado como recorde mundial de ciclone mais duradouro do globo, pois ele já é um fenômeno excepcional da história da meteorologia em especial no Índico. São diversos aspectos que fazem do ciclone único: longevidade, distância percorrida, intensidade máxima notável, quantidade de energia ciclônica acumulada (ACE) e impacto em terras habitadas.

Você também pode se interessar por ouvir esta notícia no formato Podcast em Fim do La Niña, extraordinário Freddy e mais da semana

Acesse também:

Caminho do ciclone Freddy é surpreendente e jamais foi visto na meteorologia



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024