Siga-nos
Sexta-feira, 11 mar 2022 - 09h14
Por Maria Clara Machado

Ciclone Gombe chega a Moçambique e estabelece recorde de fenômenos nesta temporada

O intenso ciclone tropical Gombe tocou o solo de Moçambique nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira e deixa o norte do país em alerta para potenciais inundações durante o fim de semana. Gombe cruzou anteriormente o norte de Madagascar e é a quinta tormenta consecutiva a cruzar a ilha africana nesta temporada de 2022.

Imagem de satélite mostra a chegada do ciclone tropical Gombe ao norte de Moçambique. Gombe chegou a categoria 3 sobre o Canal de Moçambique antes de tocar o solo. Crédito: JTWC
Imagem de satélite mostra a chegada do ciclone tropical Gombe ao norte de Moçambique. Gombe chegou a categoria 3 sobre o Canal de Moçambique antes de tocar o solo. Crédito: JTWC

Quatro ciclones tropicais em Madagascar em um mês

Gombe atinge categoria 3
O ciclone Gombe teve uma intensificação surpreendente sobre o Canal de Moçambique, depois de ter passado sobre o norte da ilha de Madagascar nos últimos dias.

Sobre as águas quentes com a superfície do mar passando de 27°C, Gombe atingiu a categoria 3 na escala Saffir-Simpson com ventos sustentados de 185 km/h e rajadas maiores antes de tocar o solo entre as entre as cidades de Nacala e Nampula, na África continental, no início da manhã.

Norte de Moçambique é atingido por ventos fortes com a chegada do ciclone tropical Gombe. Crédito: Divulgação pelo twitter @WFP Media
Norte de Moçambique é atingido por ventos fortes com a chegada do ciclone tropical Gombe. Crédito: Divulgação pelo twitter @WFP_Media

Os alertas meteorológicos para o norte de Moçambique são de chuva torrencial entre 250 a 350 milímetros até o domingo, o que poderá ocasionar inundações repentinas. Napula, que tem cerca de 750 mil habitantes, poderá acumular a chuva de meses em três dias.

O governo e os serviços humanitários estão prontos para apoiar as operações de evacuações e resgate assim que necessário, informaram os canais através do twitter.

As previsões atualizadas do Joint Typhoon Warning Center (JTWC) são de que o ciclone tropical Gombe já caiu para a categoria 1 e deve permanecer sobre o norte de Moçambique até domingo, dia 13, voltando para o mar se dissipando no começo da semana quem vem.

Trajeto estimado para o ciclone Gombe nos próximos dias. Crédito: JTWC
Trajeto estimado para o ciclone Gombe nos próximos dias. Crédito: JTWC

Temporada de 2022 já é recorde em Madagascar
A frequência com que os ciclones tropicais estão se formando sobre o leste da ilha de Madagascar, no oceano Índico, está chamando a atenção neste ano de 2022.

A ilha africana de Madagascar vem recebendo vários fenômenos em pequenos intervalos de tempo desde o final de janeiro. Gombe é o quinto ciclone a atingir a região, depois de Ana, Batsirai, Dumako e Enmati, que deixaram mais de 200 mortos.

Madagascar superou o recorde de 1983/1984 registrando agora o maior número de ciclones que impactaram a ilha numa temporada. Em média, Madagascar registra cerca de uma tempestade equivalente a categoria 1 ou superior a cada temporada, segundo dados históricos divulgados pela meteorologia.

Você também pode acessar nossos podcasts aqui!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024