Siga-nos
Quinta-feira, 13 abr 2023 - 15h02
Por Maria Clara Machado

Ciclone Ilsa atinge categoria 4 ao se aproximar da costa da Austrália

O poderoso ciclone tropical Ilsa teve rápida intensificação ao se aproximar da costa da Austrália Ocidental e atingiu a categoria 4, na escala de ventos Saffir-Simpson. A meteorologia australiana acredita que a tormenta possa ganhar ainda mais força antes de tocar o solo nesta quinta-feira.

Imagem de satélite mostra o ciclone Ilsa chegando à Austrália Ocidental. A meteorologia alerta para a tormenta mais forte em pelo menos uma década. Crédito: JTWC
Imagem de satélite mostra o ciclone Ilsa chegando à Austrália Ocidental. A meteorologia alerta para a tormenta mais forte em pelo menos uma década. Crédito: JTWC

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

O Serviço de Meteorologia da Austrália, o Bureau of Meteorology (BOM), prevê que o ciclone Ilsa chegue à Austrália, numa área pouco povoada, entre Port Hedland e Wallal Downs, na região de Pilbara, no noroeste do país, entre esta noite e a manhã da sexta-feira, dias 13 e 14.

As rajadas de vento de Ilsa estão superiores a 230 km/h e sua intensificação pode fazer do ciclone o mais intenso a tocar a Austrália Ocidental em mais de uma década.

“Quando o ciclone cruzar a costa, os ventos próximos ao núcleo poderão atingir até 275 km por hora”, declarou a especialista Miriam Bradbury do Bureau of Meteorology.

Porto Hedland em alerta máximo
Uma área principal de 450 quilômetros da Austrália Ocidental está sob alerta vermelho e os moradores orientados a se proteger dos ventos perigosos e dos possíveis escombros e inundações. O ciclone deve produzir acumulados entre 200 mm a 300 mm, segundo a previsão.

Centros de evacuação foram montados para os moradores de várias comunidades remotas.

O alerta do BOM ressalta que ventos dessa intensidade têm potencial para derrubar árvores, postes de energia e danificar telhados, além de deslocar grandes objetos soltos no quintal, barcos e até trailers.

Trajeto previsto para o ciclone Ilsa nos próximos dias. Crédito: JTWC
Trajeto previsto para o ciclone Ilsa nos próximos dias. Crédito: JTWC

Port Hedland estará fechado até a passagem do ciclone. A cidade portuária é a segunda maior da região de Pilbara e está na rota do ciclone.

Port Hedland abriga hoje cerca de 16 mil habitantes e é uma importante entrada e saída de minerais e metais, estando entre os maiores portos de carregamento de minério de ferro do mundo.

O último ciclone tropical intenso a atingir a costa da Austrália Ocidental foi George em 2007, com rajadas de vento que chegaram a 275 km/h.

Acesse também:

Kiribati pode ser o primeiro país a desaparecer com o avanço do nível do mar

Gostou? Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024