Siga-nos
Quarta-feira, 1 fev 2023 - 10h34
Por Maria Clara Machado

Cresce o número de cidades em situação de emergência no estado de São Paulo

Sorocaba e Tatuí ingressaram nas últimas 48 horas a lista dos municípios que decretaram situação de emergência em razão das fortes chuvas de verão. Os temporais volumosos foram recordes em algumas áreas. A Defesa Civil atualizou recentemente o balanço das ocorrências e vítimas no estado.

Sorocaba está em situação de emergência após a chuva volumosa desta semana. Crédito: Divulgação Junqueira Filmes
Sorocaba está em situação de emergência após a chuva volumosa desta semana. Crédito: Divulgação Junqueira Filmes


Pesquise um assunto no Painel Global na página de notícias!

De acordo com o último levantamento da Defesa Civil estadual já são 22 vítimas fatais e dois desaparecidos em mais de 160 ocorrências em todo o estado de São Paulo entre o período de primeiro de dezembro de 2022 e 24 de janeiro de 2023.

Os temporais volumosos que resultaram em graves inundações, enxurradas e deslizamentos de terra deixaram até agora 932 desabrigados e 5277 desalojados.

Até agora pelo menos 13 municípios decretaram situação de emergência no estado de São Paulo, sendo os mais recentes Sorocaba e Tatuí.

Desde o começo do período chuvoso, o Governo de São Paulo liberou R$ 11 milhões em recursos para obras de recuperação e mais R$ 14 milhões para atender os municípios atingidos.

Chuvas excepcionais deste verão
A região de Campinas está entre as mais afetadas pela chuva volumosa da última semana e registrou 165 milímetros entre os dias 19 e 20 de janeiro.

Entre a noite da segunda-feira e a madrugada da terça-feira, dias 30 e 31, os temporais causaram estragos e os alagamentos tomaram ruas inteiras e casas de Sorocaba, no leste paulista, obrigando a prefeitura emitir o decreto de situação de emergência.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), este mês de janeiro foi o mais chuvoso dos últimos dez anos em Sorocaba e terminou com um acumulado de chuva próximo a 300 milímetros.

No sábado, dia 28, Tatuí, no leste do estado, sofreu com alagamentos, enxurradas, queda de árvores e também está sob decreto de emergência. Foram contabilizados 107 milímetros de chuva no último fim de semana.

Tatuí sofreu gravemente com os alagamentos no último fim de semana do mês de janeiro. Crédito: Publicação redes sociais
Tatuí sofreu gravemente com os alagamentos no último fim de semana do mês de janeiro. Crédito: Publicação redes sociais

As regiões de Araraquara, São Carlos e Socorro estiveram em destaque pelos grandes danos causados pelos temporais excepcionais entre o final dezembro e os primeiros dias de janeiro.

Araraquara recebeu 200 mm de chuva em único dia, em 28 de dezembro, e São Carlos aproximadamente 235 mm somente em 29 de dezembro, pelas medições do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Socorro registrou 137 mm em 2 de janeiro, o maior índice de chuva em 23 anos pelo Ciiagro e foram quase 250 mm até o dia 13 de janeiro.

A cidade de São Paulo e região metropolitana também estão em mais uma semana de grandes alagamentos causados pelas chuvas pontuais de verão.

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024