AGRADECIMENTOS

Agradecemos a todos os colaboradores que têm tornado possível a continuidade do nosso trabalho, permitindo que os conteúdos permaneçam gratuitos e acessíveis a todos.

Nosso Muito Obrigado!

Colabore também. Clique aqui.

Segunda-feira, 19 ago 2019 - 15h22
Por Maria Clara Machado

Defesa Civil de SC alerta para alagamentos costeiros por causa da maré alta

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para ventos fortes, mar agitado, possibilidade de ressaca e alagamentos costeiros associados à maré alta. O tempo virou neste fim de semana com a passagem de uma frente fria.

Defesa Civil alerta para ondas de até 3 metros no litoral de Santa Catarina. Foto ilustrativa, divulgada pelo portal AHora.
Defesa Civil alerta para ondas de até 3 metros no litoral de Santa Catarina. Foto ilustrativa, divulgada pelo portal AHora.

As rajadas de vento ainda podem soprar moderadas a fortes variando de 50 a 70 km/h no litoral sul e no litoral norte catarinense, e entre 40 a 60 km/h na Grande Florianópolis ao longo de toda essa segunda-feira, dia 19, informa a Defesa Civil. Por isso, a recomendação do órgão é manter a distância de placas, árvores, postes de energia e objetos que possam ser arremessados.

Até a madrugada da terça-feira, dia 20, as chuvas podem ocorrer pelo Meio Oeste, o Vale do Itajaí e Planalto, áreas do litoral norte e na Grande Florianópolis, com estimativa de 30 a 50 mm pontualmente.

Outra observação importante é o mar, que permanece agitado a muito agitado entre hoje e amanhã, com picos de ondas entre 2,5m e 3m em todo o litoral. Há possibilidade de ressaca e eventualmente inundações costeiras.

A combinação do avanço da frente fria e da persistência dos ventos de sul com a fase da lua cheia pode acarretar alagamentos costeiros associados à maré alta, alerta da Defesa Civil.

Crise de abastecimento de água na Grande Florianópolis
A chuva veio leve a moderada até agora e ajuda um pouco no combate a crise de abastecimento de água, que a Grande Florianópolis vem enfrentando desde o mês passado.

A estiagem observada no estado durante o mês de julho, afeta 11 rios catarinenses, de acordo com a EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

Veja a lista de rios que já atingiram a cota de emergência ou alerta por causa da seca: Jacutinga, Rio Tubarão, Rio Camboriú, Rio Cubatão do Sul, Rio Araranguá, Rio do Peixe, Rio Itajaí-Açú, Rio Canoinhas, Rio Canoas, Rio Negro e Rio Tijucas.

O Rio Pilões que é o principal manancial de abastecimento da região da Grande Florianópolis teve uma leve recuperação nesta segunda-feira, dia 19, mas o alerta de estiagem permanece. A CASAN pede para os moradores economizarem, pois ainda pode faltar água principalmente nos pontos mais altos da região, incluindo a capital.

A EPAGRI/CIRAM afirma que essa será uma semana mais úmida com chance de chuva em várias áreas de Santa Catarina. Outra massa polar será responsável pelo frio nos próximos dias.



Quinta-feira, 9 jul 2020 - 10h15


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020