Siga-nos
Segunda-feira, 6 fev 2023 - 11h18
Por Maria Clara Machado

Dois terremotos intensos e mais de 30 réplicas devastam fronteira da Turquia e Síria

Dois poderosos terremotos de magnitudes 7.8 e 7.5 atingiram com gravidade a região da fronteira entre o sul da Turquia e o norte da Síria, intercalados por outras dezenas de réplicas com intensidade forte à moderada. O número de mortos passa de 1400 e de feridos de 1500 em ambos os países, segundo balanço divulgado pelas autoridades oficias na manhã desta segunda-feira, dia 6.

Localização do tremor principal de 7.8 magnitudes registrado na Turquia na madrugada de 6 de fevereiro de 2023. Crédito: Painel Global/Google Maps
Localização do tremor principal de 7.8 magnitudes registrado na Turquia na madrugada de 6 de fevereiro de 2023. Crédito: Painel Global/Google Maps

O primeiro tremor de magnitude 7.8 ocorreu à 1:17 UTC, por volta das 4 da madrugada hora local desta segunda-feira, dia 6, e teve o epicentro localizado a 26 quilômetros a leste de Nurdagi, província de Gaziantep, no sul da Turquia, a uma profundidade estimada de 17 quilômetros, validado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O sismo foi tão forte que a energia liberada é similar à detonação de 378 bombas atômicas de Hiroshima.

O segundo sismo também muito forte de magnitude 7.5 atingiu as proximidades da mesma região às 10:24 UTC, (13h24 hora local) e foi estimado em 10 quilômetros de profundidade. A energia liberada deste evento equivale a 135 bombas atômicas.

Os dois fortes tremores, intercalados por dezenas de réplicas, destruíram inúmeras estruturas e fizeram prédios desabarem num cenário de devastação e também tiveram reflexo imediato em Isarel, no Iraque, no Líbano e na ilha de Chipre, entre outras localidades. O número de vítimas fatais e feridos continua aumentando no decorrer das próximas horas à medida que as equipes de resgate trabalham em meio aos escombros.

O número de mortos já passa de 900 na Turquia e de 500 na Síria, além de milhares de feridos. Pelo menos 45 nações, a maioria europeia, está oferecendo ajuda humanitária.

Em várias cidades, os governos locais divulgam pela internet e por telefone abrigos para que as famílias possam permanecer até que a situação fique mais calma. A locomoção pelas cidades está extremamente difícil pelos danos causados pelos tremores e pela tentativa de deslocamento de inúmeros veículos de resgate, informaram as autoridades.

Mais de 140 voluntários da Cruz Vermelha trabalham no apoio e na ajuda humanitária às vítimas dos terremotos na Turquia. Crédito: Divulgação pelo twitter @IFRC Europe
Mais de 140 voluntários da Cruz Vermelha trabalham no apoio e na ajuda humanitária às vítimas dos terremotos na Turquia. Crédito: Divulgação pelo twitter @IFRC_Europe

Mais de 30 réplicas
Ainda um forte tremor de magnitude 6.0 foi registrado às 12:02 UTC, ou 15h02 hora local, no sul da Turquia com profundidade de 10 quilômetros assustando mais a população.

Pelo menos 35 réplicas já ocorreram em áreas próximas do sismo principal de 7.8 magnitudes, sendo a maioria leve, porém 8 abalos tiveram intensidade moderada de até 5.8 magnitudes.

Tremor mais forte em 84 anos
O poderoso tremor de magnitude 7.8 registrado foi equivalente ao histórico terremoto de 1939, que na ocasião deixou cerca de 30 mil mortos, segundo pesquisadores em sismologia.

A Turquia é uma região de alta sismicidade no globo e os tremores são constantes.
A localização dos fortes tremores de hoje faz parte da área sobre a tripla interface entre a placa tectônica de Anatólia e as placas da Arábia e da África. Nesta região, parte da zona da placa da Anatólia Oriental acomoda a extrusão da Turquia, no oeste no Mar Egeu.

Placa de Anatólia, onde diversas falhas cortam cidades da Turquia e da Síria. Crédito: Apolo11.com
Placa de Anatólia, onde diversas falhas cortam cidades da Turquia e da Síria. Crédito: Apolo11.com

Desde 1970 apenas três tremores superiores a magnitude 6 ocorreram dentro de um raio de 250 km do local do epicentro do tremor principal desta madrugada.

Acompanhe em tempo real as atualizações das réplicas ocorridas na Turquia desde a madrugada

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024