Siga-nos
Quinta-feira, 27 abr 2023 - 15h15
Por Maria Clara Machado

Estudo inédito mapeia costa brasileira e revela aumento de ondas de calor e de frio

Um estudo inédito feito por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) revelou o aumento de eventos extremos em áreas da costa brasileira nos últimos 40 anos. Estão em destaque os litorais de São Paulo, do Espírito Santo, do Rio Grande do Sul, do Rio Grande do Norte e do Maranhão.

Imagem ilustrativa, litoral brasileiro. Rio de Janeiro, RJ. Crédito: Foto Tomaz Silva/Agência Brasil/Fotos Públicas
Imagem ilustrativa, litoral brasileiro. Rio de Janeiro, RJ. Crédito: Foto Tomaz Silva/Agência Brasil/Fotos Públicas

Os cientistas mapearam as temperaturas do ar a cada hora do dia em cinco cidades litorâneas durante os últimos 40 anos a fim de obter uma amostra das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

Foram analisados dados dos municípios de São Luís (MA), Natal (RN), São Mateus (ES), Iguape (SP) e Rio Grande (RS).

A partir daí, os pesquisadores utilizaram modelos matemáticos para definir os extremos de temperatura de cada localidade em questão. A pesquisa detalhou os eventos extremos de temperaturas máximas e mínimas, a amplitude térmica e as mudanças abruptas de temperaturas observando dados de quatro décadas.

Extremos de temperaturas e as Mudanças Climáticas
O estudo mostrou que toda a costa do Brasil já vem sofrendo algum impacto das mudanças climáticas em relação à temperatura. As transformações estão acontecendo mais nas Regiões Sul e Sudeste, do que nas Regiões Norte e Nordeste.

O resultado do levantamento feito foi o aumento da frequência e de temperaturas cada vez mais altas costa do Sudeste e do Sul do país, algo que já vem sendo percebido no dia a dia da população.

Além disso, o litoral capixaba apareceu como a região de maior impacto dos eventos extremos de temperaturas, com aumento das ondas de calor e de frio.

As ondas de calor, em particular, quase dobraram no litoral de São Paulo (84%), dobrou no litoral do Rio Grande do Sul (100%) e quase triplicou no litoral do Espírito Santo (188%) nos últimos 40 anos.

Para o autor da pesquisa Fábio Sanches, os dados mostram “como as Regiões Sudeste e Sul do Brasil já se encontram com impactos da temperatura do ar e que irão afetar a biodiversidade e até a economia”.

"Identificamos o litoral do Espírito Santo como a região mais afetada dentre as que estudamos, pois além das ondas de calor, foi a única região onde a frequência de ondas de frio é cada vez maior", afirma Sanches.

A amplitude térmica, que quantifica a variação da temperatura no decorrer do dia, foi maior no Maranhão e menor no Rio Grande do Norte, na Região Nordeste do Brasil. Já no Sul e no Sudeste, as amplitudes térmicas se mostraram maiores. As regiões do Espírito Santo, de São Paulo e do Rio Grande do Sul, apresentaram um aumento na variação da temperatura diária ao longo dos anos.

Por fim, analisando as mudanças abruptas de temperatura entre dias consecutivos, o Espírito Santo apresentou pouca variação, enquanto São Paulo, o Rio Grande do Sul, o Maranhão e o Rio Grande do Norte tiveram as maiores variações.

Você também pode se interessar pelo Podcast O que há de novo no monitoramento por satélites na Amazônia

Mudança nos padrões
Entre várias observações relacionadas às variações sazonais e diárias das temperaturas, os pesquisadores questionam se os limites que definem um extremo estão mudando ao longo dos anos.

Sobre a questão das variações de temperaturas no mesmo dia ou entre dias consecutivos, os pesquisadores lembram a importância de compreender essa dinâmica e a relação com os impactos fisiológicos e a saúde pública.

O estudo confirma que a mudança dos padrões de eventos extremos na costa do Brasil, é um sinal de alerta para a vulnerabilidade climática do país como um todo.

O levantamento feito pela UNIFESP teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e foi publicado recentemente na revista Scientific Reports, do grupo Nature, referência em publicações científicas no mundo.

Acesse também:

Dia da Terra: OMM destaca que últimos 8 anos foram os mais quentes da história

Volume recorde de algas sargaço começa chegar às praias do Caribe e da Flórida



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024