Siga-nos
Terça-feira, 29 nov 2022 - 10h10
Por Maria Clara Machado

Fluxos de lava do Mauna Loa estão até agora longe das áreas habitadas do Havaí

A erupção vulcânica em curso do Mauna Loa, no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, teve três fissuras ativas nas últimas 24 horas, mas agora somente a menor delas está lançando lava a alguns metros de altura. O Observatório do Vulcão Havaiano (HVO) continua monitorando com atenção o vulcão e mantém o status de alerta vermelho.

Amanhecer com ambos os vulcões, Mauna Loa e Kilauea, em atividade no Havaí. Crédito: Divulgação Parque Nacional do Vulcões do Havaí.
Amanhecer com ambos os vulcões, Mauna Loa e Kilauea, em atividade no Havaí. Crédito: Divulgação Parque Nacional do Vulcões do Havaí.

Fluxos de lava
Segundo boletim emitido nesta terça-feira, dia 29, a erupção do Mauna Loa está concentrada na zona Rift Nordeste e somente a fissura 3 está ativa enviando fluxos de lava.

O HVO descreveu que os fluxos de lava começaram a se mover de duas fissuras superiores, mas depois pararam e no momento, apenas a terceira fissura menor, mais abaixo das primeiras, está alimentando os fluxos de lava, que se movem em direção ao leste, paralelo à zona de Rift Nordeste.

Mapa mostra localização da zona de Rift Nordeste, onde fissuras do Mauna Loa começaram a enviar fluxos de lava. Crédito: USGS
Mapa mostra localização da zona de Rift Nordeste, onde fissuras do Mauna Loa começaram a enviar fluxos de lava. Crédito: USGS

Os fluxos estão a 3 quilômetros de altitude e afastados a 16 quilômetros da rodovia Saddle Road e por enquanto, não apresentam riscos às áreas habitadas.

"Não esperamos que as fissuras superiores sejam reativadas. No entanto, fissuras adicionais podem se abrir ao longo da Zona do Rift Nordeste abaixo do local atual, e os fluxos de lava podem continuar descendo a encosta”, ressalta o Observatório Havaiano.

O HVO também informou que não há mais lava ativa dentro da caldeira Moku aweoweo, no cume da montanha, assim como na zona de Rift Sudoeste. Uma nuvem de gás está visível vinda das fissuras em erupção e dos fluxos de lava e pluma está sendo direcionada pelos ventos principalmente para o noroeste da região.

Você também pode gostar de ouvir o Podcast Como o som pode ajudar na previsão de erupções vulcânicas

Vulcões ativos
O temido Mauna Loa, o maior vulcão ativo do mundo, despertou por volta das 23h30 do domingo pela primeira vez desde março de 1984. No começo do mês, o Mauna Loa já havia entrado em alerta amarelo devido o grande aumento da atividade sísmica na área da montanha, um dos indicativos para uma nova erupção.

Na mesma ilha do Havaí está o conhecido vulcão Kilauea, que atualmente se encontra em alerta laranja. A erupção observada no cume do vulcão, dentro da cratera Halemaumau, está ativa, mas com toda atividade confinada, sem qualquer mudança na zona de fenda, de acordo com as informações do HVO.

Acesse também:

Alerta vermelho: Vulcão Mauna Loa entra em erupção no Havaí



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024