Siga-nos
Terça-feira, 9 jan 2024 - 09h36
Por Maria Clara Machado

Forte temporal de verão derruba mais de 200 árvores e deixa vítimas na Grande SP

Um intenso temporal de verão com duração de uma hora atingiu a região metropolitana de São Paulo na tarde da segunda-feira, fazendo muitos estragos e deixando feridos. Os ventos de quase 80 km/h derrubaram cerca de 200 árvores só na capital paulista e diversas vias tiveram alagamentos.

Queda de árvore na Alameda Lorena, Jardim Paulista, durante forte temporal do dia oito de janeiro. Crédito: divulgação via X (twitter) @KGanzelevitch
Queda de árvore na Alameda Lorena, Jardim Paulista, durante forte temporal do dia oito de janeiro. Crédito: divulgação via X (twitter) @KGanzelevitch

Ventania derruba centenas de árvores
De acordo com a Defesa Civil, foram 300 quedas de árvores em todo o estado e uma vítima fatal na cidade de Itupeva.

Onze bairros das zonas sul, centro e leste da capital paulista foram os mais prejudicados pelas quedas de árvores e 50 delas caíram sobre fiações elétricas, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Por volta das 16 horas já havia mais de 100 chamados para queda de árvores, grande parte na zona sul, incluindo os bairros de Moema, Itaim Bibi, Vila Mariana, Ipiranga, Bela Vista, Jardim Paulista, Vila Maria, Pinheiros e República e 8 chamados para enchentes.

Vias importantes da cidade, como a 25 de março, tiveram alagamentos e carros boiando. Também o córrego Lajeado, no Itaim Paulista, na zona leste, transbordou.

A cidade ainda acordou sob os reflexos do temporal, com árvores de grande porte atravessadas e cerca de 30% dos moradores sem energia elétrica. Cerca de 800 funcionários da Enel trabalham desde ontem para tentar restabelecer a energia em todos os bairros.

A região do Ibirapuera e da Vila Nova Conceição estão entre as áreas bastante afetadas. Além da queda de árvores de grande porte, uma estrutura de obras na Marquise do Parque do Ibirapuera desabou e deixou quatro pessoas feridas, que se abrigavam da chuva forte no local. Desde cedo o Parque do Ibirapuera permanece fechado.

Temporais de verão vão continuar esta semana
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da capital paulista (CGE), as rajadas de vento alcançaram 75 km/h no aeroporto de Congonhas, na zona sul. As primeiras instabilidades se formaram no extremo sul da cidade e na sequência com a entrada de umidade da brisa marítima e o forte calor de 33°C, resultaram na formação de nuvens pesadas com grande desenvolvimento vertical. Foi essa condição que espalhou os temporais pela capital paulista.

Segundo a previsão da meteorologia as condições para temporais de verão em São Paulo continuam nesta terça-feira e nos próximos dias. O verão de 2023 deixou 23 vítimas fatais em razão das fortes chuvas e a estação em 2024 deixou 3 vítimas até o momento no estado de São Paulo.

A Grande São Paulo sofreu com um dos mais intensos temporais em novembro de 2023, que derrubou centenas de árvores e provocou apagão. Milhares de consumidores ficaram sem energia elétrica, em algumas áreas por mais de cinco dias.

Relembre:

Entenda a diferença dos ventos destrutivos que atingiram São Paulo e de um furacão

Chuva forte em onda de calor e 122 chamados para queda de árvores na Grande SP



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024