Siga-nos
Quarta-feira, 22 mar 2023 - 10h30
Por Maria Clara Machado

Forte terremoto de magnitude 6.5 deixa vítimas no Afeganistão e no Paquistão

Subiu para 13 o número de vítimas fatais no intenso terremoto de magnitude 6.5 que atingiu o nordeste do Afeganistão na terça-feira, dia 21. O forte sismo foi sentido em uma ampla área, incluindo o Afeganistão, o Paquistão e o Tadjiquistão, próximos ao epicentro.

Mapa mostra a localização do forte terremoto de magnitude 6.5, que atingiu o Afeganistão no dia 21. Crédito: GoogleMaps/Painel Global
Mapa mostra a localização do forte terremoto de magnitude 6.5, que atingiu o Afeganistão no dia 21. Crédito: GoogleMaps/Painel Global

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor foi localizado a 40 quilômetros ao sul-sudeste de Jurm, uma vila remota na província de Badakhshan, no nordeste do Afeganistão, às 16:47 UTC de ontem.

Apesar de ter sido um evento forte, a profundidade foi estimada em 187 quilômetros, o que ajudou a favorecer a dissipação de grande parte da energia gerada antes de chegar à superfície, ainda assim conseguiu provocar danos em construções.

Até o momento são pelo menos 9 vítimas fatais no noroeste do Paquistão e 4 no Afeganistão, além de dezenas de feridos, em decorrência de muitos desabamentos, segundo informaram autoridades e o Ministério da Saúde às agências de notícias nesta quarta-feira, dia 22.

O terremoto foi sentido em uma extensa área de mais de 1.000 quilômetros abrangendo cerca de 285 milhões de pessoas no Paquistão, Índia, Uzbequistão, Tadjiquistão, Cazaquistão, Quirguistão, Afeganistão e Turcomenistão, divulgou o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo (EMSC).

O USGS não registrou réplicas para este evento, mas o Departamento Meteorológico do Paquistão chegou a relatar um tremor secundário de 3.7 magnitudes na região de Hindu Kush, na fronteira com o Afeganistão.

O Afeganistão ainda tem na memória recente o terremoto de 6.1 magnitudes, que atingiu o país em junho do ano passado, deixando mais de mil mortos na ocasião.

Acompanhe em tempo real todos os sismos registrados ao redor do globo aqui

Acesse também:

Equipes de resgate buscam por vítimas em intenso terremoto no Equador



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024