Siga-nos
Segunda-feira, 19 set 2022 - 16h24
Por Maria Clara Machado

Furacão Fiona atinge Porto Rico e República Dominicana com graves inundações

O furacão Fiona chegou ontem a Porto Rico e já avançou também sobre a República Dominicana, no Caribe, provocando chuvas intensas e inundações catastróficas. Este é o furacão mais forte a atingir as ilhas desde 2017, com a passagem de Maria.

Imagem de satélite mostra o furacão Fiona atuando sobre Porto Rico e a República Dominicana nesta segunda-feira, dia 19. Crédito: NOAA/Goes-East
Imagem de satélite mostra o furacão Fiona atuando sobre Porto Rico e a República Dominicana nesta segunda-feira, dia 19. Crédito: NOAA/Goes-East

Alertas em vigor
Fiona chegou a Porto Rico como um furacão categoria 1, na escala de ventos Saffir-Simpson e apesar de já ter tocado o solo ainda deve se fortalecer durante o trajeto rumo ao norte do Atlântico.

Segundo informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), os ventos máximos sustentados de Fiona são de 150 km/h com rajadas mais intensas na tarde desta segunda-feira, dia19 com o centro da tormenta localizado a cerca de 270 quilômetros ao sudeste das ilhas Turcas e Caicos.

Há um alerta de furacão em vigor para a costa sul, leste e norte da República Dominicana e as ilhas Turcas e Caicos e o aviso de tempestade tropical se mantém para Porto Rico.

O NHC prevê que o furacão Fiona continue se movendo rumo noroeste mudando depois para norte tendo as ilhas Turcas e Caicos em seu trajeto amanhã e as Bermudas na próxima sexta-feira, 23.

A previsão do NHC indica um fortalecimento de Fiona ao avançar pelo Atlântico podendo evoluir para um grande furacão (major Hurricane) na quarta-feira, dia 21 antes de chegar às Bermudas.

Trajeto estimado para o furacão Fiona nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para o furacão Fiona nos próximos dias. Crédito: NHC

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!

Piores inundações em cinco anos
A situação é crítica em Porto Rico, que é atingida por graves inundações desde o domingo e ainda registra chuvas fortes. A população ainda tem na memória a passagem do furacão Maria há cinco anos, que afetou seriamente a rede elétrica da região.

O furacão Fiona tocou o solo de Porto Rico, próximo a Punta Tocon, na costa sudoeste, deixando praticamente os 3,3 milhões de habitantes da ilha sem energia elétrica na tarde do domingo. Foram relatados vários deslizamentos de terra, enchentes com pontes arrastadas, portos fechados e voos cancelados.

Uma declaração de emergência para Porto Rico foi aprovada pelo governo federal dos Estados Unidos foi liberada com o intuito de agilizar as ações de socorro e as medidas de proteção.

Depois de devastar Porto Rico, Fiona atingiu o leste da República Dominicana, perto de Boca de Yuma, na madrugada desta segunda-feira, dia 19 também provocando ventos intensos e chuvas muito fortes.

A força dos ventos de Fiona arrancou árvores pela raiz em Porto Rico. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter de morada da região @blanncarossa
A força dos ventos de Fiona arrancou árvores pela raiz em Porto Rico. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter de morada da região @blanncarossa

A quantidade de chuva prevista ainda varia de 100 a 200 milímetros podendo chegar a 380 milímetros localmente no sul de Porto Rico e a 150 milímetros no norte da ilha, avisa o NHC.

O norte e o leste da República Dominicana poderão acumular de 100 a 200 milímetros e até 250 mm localmente.

O restante da República Dominicana e o Haiti podem esperar por volumes entre 75 mm a 150 mm e as ilhas Turcas e Caicos até 200 mm até o final da terça-feira.

O NHC alerta que estas chuvas combinadas com a maré alta poderão resultar em mais inundações catastróficas e deslizamentos de terra com risco a vida.

Os swells gerados pelo furacão Fiona afetam as Ilhas Virgens, Porto Rico, o norte da República Dominicana, as ilhas Turcas e Caicos e o sudeste das Bahamas e devem continuar se espalhando até a costa leste dos Estados Unidos nos próximos dias.

Acesse também:

Tempestade Nanmadol mantém Japão em alerta após evacuar 7 milhões de pessoas



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024