Siga-nos
Quinta-feira, 19 ago 2021 - 10h34
Por Maria Clara Machado

Furacão Grace atinge Península de Yucatán e deixa cidades mexicanas em alerta vermelho

O furacão Grace tocou o solo da Península de Yucatán, no México, na manhã desta quinta-feira e se move pelo interior da região. Muitas áreas costeiras entre as regiões de Tulum e Cancun entraram em alerta vermelho. O furacão Grace ainda deve chegar à costa continental do México nos próximos dias.

Imagem de satélite mostra o furacão Grace sobre a Península de Yucatán, no México. Grace deve tocar o solo novamente na parte leste continental do país nos próximos dias. Crédito: NOAA/GOES-East
Imagem de satélite mostra o furacão Grace sobre a Península de Yucatán, no México. Grace deve tocar o solo novamente na parte leste continental do país nos próximos dias. Crédito: NOAA/GOES-East

De depressão a furacão!
Grace já passou pela costa sul do Haiti como uma depressão tropical no começo da semana. Depois ganhou força sobre as águas quentes do Caribe e chegou à Jamaica e às Ilhas Cayman como uma tempestade tropical. A tormenta se manteve ativa e evoluiu para um furacão de categoria 1, na escala de ventos Saffir-Simpson, ante de chegar ao México.

O furacão Grace tocou o solo próximo a Tulum, ao sul de Cancún e de Cozumel, por volta das às 6h45, no horário de Brasília, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Várias empresas foram fechadas temporariamente em Quinta Roo por conta da passagem do furacão. Dezenas de turistas precisaram ser retirados dos hotéis de Tulum e região e foram levados para abrigos ontem a noite.

Além disso, as travessias de Cancún a Ilha das Mulheres estão suspensas e os portos fechados, diante da previsão de altas ondas.

O governo local emitiu um alerta vermelho para oito municípios da região entre eles Felipe Carrillo Puerto, Tulum, Solidaridad, Puerto Morelos, Benito Juárez, Lázaro Cárdenas, Isla Mujeres e Cozumel.

Alertas em vigor
De acordo com o NHC, Grace está a 70 quilômetros ao sul-sudeste de Valladolid, já no interior e norte da Península de Yucatán produzindo ventos máximos sustentados de 120 km/h e se dirige rumo ao oeste em direção a parte continental mexicana.

Um aviso de furacão está em vigor para a Península de Yucatán, no México, desde Punta Herrero até Cancun, incluindo a ilha de Cozumel.

A costa leste do México continental, entre Puerto Vera Cruz e Cabo Rojo, também está em alerta para a chegada de Grace, o que deve acontecer no final da sexta-feira ou no começo do sábado.

Grace atravessa então a Península de Yucatán no decorrer desta quinta-feira, podendo enfraquecer um pouco, mas uma nova intensificação é esperada quando a tormenta avançar o Golfo do México em direção a costa leste do país para tocar o solo novamente. As condições são para chuva pesada e ventos fortes por todo caminho de Grace.

Trajeto estimado para o furacão Grace nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para o furacão Grace nos próximos dias. Crédito: NHC

O NHC estima volumes de chuva entre 100 a 200 milímetros, podendo chegar a 300 milímetros de maneira isolada, sobre o centro e o norte da Península de Yucatán à medida que o furacão Grace se desloca.

As tempestades devem aumentar na parte leste continental do México entre sexta-feira e o domingo.

Os volumes estimados são de 120 a 250 milímetros, podendo alcançar 380 milímetros em áreas pontuais e a chuva forte provavelmente vai resultar em inundações repentinas urbanas e deslizamentos de terra, afirma o NHC.

A onda de tempestade vai aumentar o nível da maré em até 1,5 metros por áreas costeiras do leste e norte da Península de Yucatán se estendendo ao longo da costa leste mexicana continental nos próximos dias. As ondas poderão ser grandes e destrutivas perto do litoral, também alerta o NHC.

Ouça o podcast Linda, Grace, Fred, Henri movimentam temporada de Furacões



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024