Siga-nos
Terça-feira, 27 set 2022 - 12h04
Por Maria Clara Machado

Furacão Ian toca o solo de Cuba e continua forte rumo à Flórida

O furacão Ian tocou o solo do oeste de Cuba na manhã desta terça-feira, dia 27 como um grande furacão na categoria 3, produzindo ventos sustentados de 205 km/h. O furacão deve ainda ganhar reforço ao entrar no Golfo do México e seguir para a Flórida com impacto esperado para toda a Península nos próximos dias.

Imagem de satélite do dia 27 mostra o olho do furacão Ian sobre o oeste de Cuba e parte da suas nuvens densas já sobre o sul da Flórida. Crédito: NOAA
Imagem de satélite do dia 27 mostra o olho do furacão Ian sobre o oeste de Cuba e parte da suas nuvens densas já sobre o sul da Flórida. Crédito: NOAA

O furacão Ian entrou em Cuba pela cidade de La Colomba na madrugada, segundo informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Toda costa oeste da ilha sobre com ventos intensos, chuvas pesadas e elevação das ondas que passam de 4 metros permanecendo em alerta o dia todo.

O NHC prevê que o furacão Ian atravesse a ilha rumo norte-noroeste deixando um rastro de destruição. De acordo com as projeções, Ian deve passar ao oeste de Florida Keys e tocar o solo do oeste da Península da Flórida entre a quarta-feira a noite e a quinta-feira, dias 28 e 29.

O furacão Ian chegou à Cuba e atravessa o oeste da ilha com rajadas de vento de 200 km/h. Crédito: Pinar Del Rio, reprodução Redes Sociais
O furacão Ian chegou à Cuba e atravessa o oeste da ilha com rajadas de vento de 200 km/h. Crédito: Pinar Del Rio, reprodução Redes Sociais

Flórida em alerta
Tudo indica que o grande furacão Ian chegue perigoso à Flórida pela região de Tampa, algo que não acontece diretamente desde 1921.

O Serviço Nacional de Meteorologia de Tampa está com aviso de furacão em vigor, assim como toda costa oeste da Flórida está na condição especial de furacão e começam a sentir os efeitos principalmente a partir da quarta-feira com a aproximação de Ian.

As informações divulgadas pelo NHC são de que Ian está agora a apenas 15 quilômetros ao norte-nordeste de Pinar del Rio e a cerca de 240 quilômetros de Tortugas Secas, ao oeste de Flórida Keys, no Golfo do México.

Os ventos continuam na ordem de 200 km/h com rajadas mais altas e um reforço é esperado ainda hoje, assim que Ian começar a se deslocar pelo sudeste do Golfo do México, diz o aviso do NHC.

Trajeto estimado para o furacão Ian nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para o furacão Ian nos próximos dias. Crédito: NHC

Perigos que afetam a terra
Toda a Península da Flórida está em atenção para inundações. A combinação da tempestade com a maré alta deve fazer subir as águas que vão se mover a partir da costa para o interior. O risco de é de pelo menos 40% em muitas áreas.

A previsão estima grandes ondas de até 2,5 metros em muitas áreas e até 3 metros na região de Tampa, por exemplo.

Hoje, o oeste de Cuba pode acumular entre 150 mm a 300 de chuva até o fim do dia, podendo chegar a 400 mm localmente. A chuva volumosa poderá resultar em inundações e deslizamentos nos terrenos mais elevados do oeste cubano, segundo o NHC.

As estimativas são de 100 mm a 200 mm de chuva para o sul da Flórida e Flórida Keys. Já na costa oeste da Península, chuvas torrenciais deverão acumular entre 300 mm a 400 mm, alcançando até 600 em áreas isoladas nos próximos dias.

Para o restante da Flórida, as previsões indicam até 250 mm de chuva e em especial no sudeste, a chuva deve ocorrer entre sexta-feira e sábado, dias 29 e 30.

Por isso, as inundações de Ian são consideradas generalizadas e requer preparo para sua chegada. Além da Flórida, a costa da Geórgia e da Carolina do Sul também deverão ter aumento da chuva com o deslocamento de Ian, prevê o NHC.

Gráfico mostra as áreas da Península da Flórida com risco de inundações nos próximos dias durante a passagem do furacão Ian. Crédito: NHC
Gráfico mostra as áreas da Península da Flórida com risco de inundações nos próximos dias durante a passagem do furacão Ian. Crédito: NHC

Um relógio de tornados está em vigor e avisa para possíveis formações entre esta terça-feira e a quarta-feira na Flórida Keys, no sul e no centro da Península da Flórida.

Ian é um grande furacão (Major Hurricane) e os swell gerados pela tormenta já estão afetando todo o oeste do Caribe começando a influenciar o mar em Florida Keys ainda hoje, se espalhando na sequência para todo o norte e leste do Golfo do México.

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Ian adia lançamento da Missão Artemis I
A ampla área de atuação do furacão Ian sobre a Península Flórida fez que a NASA suspendesse a terceira tentativa de lançamento da Missão Artemis I rumo à Lua agendada para esta terça-feira.

O foguete SLS partiria do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, no leste da Flórida, e embora o olho do furacão ainda esteja em Cuba, uma grande parte de sua borda já cobre a Península começando a modificar severamente as condições do tempo.

Acesse também:

Super tufão Noru impacta às Filipinas com ventos poderosos na categoria 4

Furacão Fiona se confirma como evento meteorológico extremo no Canadá



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024