Siga-nos
Segunda-feira, 3 out 2022 - 10h33
Por Maria Clara Machado

Furacão Orlene chega ao México, após ter evoluído para a categoria 4

O furacão Orlene, que atingiu a categoria 4 na escala de ventos no domingo, está prestes a tocar o solo mexicano e vai avançar pela costa sudoeste do país durante esta segunda-feira, dia 3. Orlene, entretanto, enfraqueceu um pouco ao se aproximar da costa e agora é um furacão categoria 2.

Imagem por webcam de Mazatlán, em Sinaloa, pode onde o furacão Orlene se aproxima da costa Mexicana. Crédito: Webcams de México
Imagem por webcam de Mazatlán, em Sinaloa, pode onde o furacão Orlene se aproxima da costa Mexicana. Crédito: Webcams de México

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), os ventos máximos sustentados chegaram a 215 km/h na manhã do domingo, classificando Orlene como um furacão categoria 4 na escala Saffir-Simpson. A tormenta ainda estava a cerca de 250 quilômetros do arquipélago de Islas Marías.

Orlene se aproximou mais da costa e estava localizado somente a 75 km/h ao sul-sudeste de Mazatlán, no estado de Sinaloa, prestes a tocar o solo, de acordo com o último boletim do NHC divulgado pela manhã.

As rajadas de vento atingem 155 km/h e Orlene caiu para a categoria 2. Um alerta de furacão está em vigor para as Islas Marías e a costa continental do México, de San Blas à Mazatlán. Também há aviso de tempestade para outras áreas próximas, na costa sudoeste mexicana.

Costa do México em atenção!
A tempestade é perigosa e os ventos são fortes, diz o aviso do NHC.

A quantidade de chuva esperada varia de 150 mm a 250 mm, podendo chegar localmente a 350 mm no arquipélago de Islas Marías até a terça-feira.

Imagem de satélite mostra o centro do furacão Orlene muito próximo à costa sudoeste do México na manhã do dia 3 de outubro. Crédito: NOAA
Imagem de satélite mostra o centro do furacão Orlene muito próximo à costa sudoeste do México na manhã do dia 3 de outubro. Crédito: NOAA

Áreas costeiras do sul de Sinaloa, Nayarit, Jalisco, Colima e sudoeste de Durango também poderão ter volumes máximos entre 130 mm e 250 mm de chuva.

O risco de inundações e deslizamentos aumentam em razão da chuva forte, assim como o aumento da maré provavelmente causará inundações nas Islas Marías e ao longo da costa nas áreas em alerta, afirma o NHC.

Os swells gerados pelo furacão Orlene atingem toda a costa sudoeste do México e as porções sul da Baixa Califórnia e do Golfo da Califórnia nos próximos dois dias.

Dezesseis tempestades tropicais já foram nomeadas nesta temporada do Pacífico de 2022, das quais nove viraram furacões. Os furacões nomeados anteriormente a Orlene foram: Agatha, Blas, Bonnie, Darby, Estelle, Frank, Howard e Kay.

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Busque por outros assuntos no Painel Global!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024