Siga-nos
Quarta-feira, 6 mar 2024 - 10h49
Por Maria Clara Machado

Grande SP e Baixada Santista têm de 100 a 200 mm de chuva e há um desaparecido

Os temporais volumosos, que atingiram a região metropolitana de São Paulo na tarde e noite da terça-feira, dia 5, provocaram enxurradas, grandes alagamentos e inundações. A situação foi semelhante em cidades da Baixada Santista, onde ruas viraram rios. Estações meteorológicas registraram até 200 milímetros de chuva no período de 12 horas.

Temporais volumosos atingiram várias áreas da capital paulista provocando alagamentos. Crédito: reprodução redes sociais
Temporais volumosos atingiram várias áreas da capital paulista provocando alagamentos. Crédito: reprodução redes sociais

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos até às 20h30. As zonas norte, leste, sul e central foram as mais atingidas e no total, 37 pontos de alagamento foram registrados.

A água subiu muito em diversas avenidas principais, entre Nova de Julho, Nações Unidas, Brigadeiro Faria Lima, Francisco Morato, provocou enxurradas, invadiu estabelecimentos comerciais, causou desmoronamentos, abriu crateras e deixou carros boiando.

Um homem de 42 anos está desaparecido desde a tarde de ontem, após cair em um córrego e ser arrastado pela enxurrada no Jardim Lourdes, na zona leste. Os bombeiros retomaram as buscas nesta manhã de quarta-feira, dia 6.

Estações de metrô das linhas amarela e azul, como a República e a Santana foram invadidas pela água. A circulação de trens na Barra Funda também precisou ser interrompida.

Outros danos em destaque foram um desmoronamento de um muro, após um deslizamento de uma obra na Rua Paim, na Bela Vista, e a queda parcial também do muro do cemitério da Consolação.

Grande SP teve mais de 100 mm de chuva
Os maiores índices de chuva registrados pelas estações meteorológicas do CGE até a noite foram 95,8 mm na Sé, 66,8 mm em Santana/Tucuruvi, 68 mm no Centro, em torno de 58 mm na Vila Maria/Vila Guilherme e na Mooca e 41,6 mm na Vila Mariana.

A rede telemétrica do Alto-Tietê registrou o maior volume de 92 mm no Córrego Anhangabaú, na Avenida 23 de Maio e 67 mm no Rio Tamanduateí, no Mercado Municipal.

Caieiras e Osasco, na Grande São Paulo, estão entre os municípios que foram mais castigados pelos temporais e os grandes alagamentos na tarde e noite de ontem. De acordo com a Defesa Civil, choveu 113 mm no período de 12 horas em Caieiras.

Avenida vira rio em Caieiras durante temporal na terça-feira, dia 5. Crédito: reprodução redes sociais
Avenida vira rio em Caieiras durante temporal na terça-feira, dia 5. Crédito: reprodução redes sociais

Quase 200 mm de chuva em Mongaguá
A quantidade de chuva também passou dos 100 mm em várias cidades da Baixada Santista e fez estragos.

Segundo a Defesa Civil foram 199 mm de chuva em Mongaguá, 151 mm em São Vicente, 126 mm em Peruíbe, 115 mm em Praia Grande e 101 mm em Itanhaém.

Alerta para mais chuva
A passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo, associada ao calor e alta umidade do ar, foi a responsável pelos temporais da terça-feira, segundo a meteorologia.

O CGE prevê mais pancadas de chuva para a região metropolitana ao longo desta quarta-feira, que poderão ganhar força no decorrer da tarde. O órgão ressalta que por conta do solo encharcado, há potencial para a formação de alagamentos.

Para o litoral paulista os volumes de chuva ainda serão altos. A Climatempo prevê acumulados de até 70 mm nas próximas 24 horas, mantendo os alertas para alagamentos e deslizamentos de terra.

Acesse também:

Cheia do Rio Acre é a segunda maior em 53 anos em Rio Branco

Você também pode se interessar pelo Podcast Será que ciclones raros do Atlântico estão ficando mais comuns no BR?



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024