Siga-nos
Quinta-feira, 28 set 2023 - 19h22
Por Maria Clara Machado

Guaíba atinge o maior nível em 82 anos no centro de Porto Alegre

A cheia do Guaíba é histórica e a maior em 82 anos, depois da pior enchente vivida pela capital Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1941. As águas avançaram sobre o Cais Mauá, na região central, que teve todas as 14 comportas fechadas nos últimos dois dias. Ainda assim, várias áreas ao redor da cidade ficaram inundadas, além de avenidas na zona sul da capital.

Águas do Guaíba invadiram o Cais Mauá depois do nível mais alto desde 1941. Crédito: Divulgação @CEIC POA
Águas do Guaíba invadiram o Cais Mauá depois do nível mais alto desde 1941. Crédito: Divulgação @CEIC_POA

As águas do Guaíba avançaram em trechos onde não há contenção, deixando áreas completamente inundadas durante a quarta-feira e esta quinta-feira.

Alagamento na zona sul da Capital, entre as avenidas Guaíba e Guarujá na manhã do dia 28. Crédito: Divulgação @CEIC POA
Alagamento na zona sul da Capital, entre as avenidas Guaíba e Guarujá na manhã do dia 28. Crédito: Divulgação @CEIC_POA

Nível Guaíba atingiu pico de 3,18 metros no Cais Mauá
O nível da água atingiu 3,18 metros na régua de medição da Secretaria do Ambiente no Cais Mauá, no centro de Porto Alegre, por volta das 15h15 da quarta-feira, o maior em oito décadas.

As águas tomaram todo o Cais e só não avançaram mais por cima da cidade devido ao sistema de comportas construído após a pior enchente da capital na década de 1940.

São 14 comportas que permaneceram fechadas nesta quinta-feira, dia 28, e receberam o reforço de nove mil sacos de areia em toda a extensão do muro Mauá, de acordo com as informações divulgadas pelo Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEICPOA)

A cheia do Guaíba ultrapassou os eventos mais recentes das grandes enchentes de 1967 e 2015, quando o nível do rio chegou a 3,13 metros e 2,97 metros, respectivamente.

Além de três dias seguidos de chuvas fortes nas bacias dos rios próximos à região metropolitana em razão da formação de um novo ciclone, a intensificação do vento Sul, fez então o nível das águas do Guaíba subirem rapidamente em poucas horas.

Imagem aérea dos arredores de Porto Alegre após a cheia histórica do Guaíba dia 28 de setembro. Crédito: reprodução redes sociais.
Imagem aérea dos arredores de Porto Alegre após a cheia histórica do Guaíba dia 28 de setembro. Crédito: reprodução redes sociais.

Você também pode se interessar pelo Podcast Os ciclones estão ficando mais comuns no Rio Grande do Sul?

El Niño continua durante a primavera
Depois de um mês de setembro muito chuvoso, os rios continuam cheios e altos em várias áreas do estado do Rio Grande do Sul e os temporais deverão ser frequentes durante os meses de primavera.

O fenômeno El Niño vai continuar em outubro e tem influência direta no regime de chuva no Rio Grande do Sul, favorecendo as grandes precipitações.

Acesse também:

Novo Ciclone: Guaíba muito perto da cota de inundação no centro de Porto Alegre



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024