Siga-nos
Quarta-feira, 6 set 2023 - 16h12
Por Maria Clara Machado

Haikui é o segundo tufão a atingir à China em quatro dias com chuva fenomenal

Chuvas intensas e inundações assustadoras atingiram a província de Fujian, no sudeste da China, durante a chegada do tufão Haikui, afetando diversos serviços e obrigando a evacuação de milhares de pessoas na terça-feira. A tormenta é a segunda a atingir a costa da China no intervalo de quatro dias, depois do super tufão Saola.

Imagens da água jorrando em ruas de Fujian foram amplamente divulgadas nas redes sociais. Crédito: Divulgação via twitter @ChaudharyParvez
Imagens da água jorrando em ruas de Fujian foram amplamente divulgadas nas redes sociais. Crédito: Divulgação via twitter @ChaudharyParvez

Você também pode se interessar pelo Podcast Os ciclones estão ficando mais comuns no Rio Grande do Sul?

Chuva forte mais longa em 70 anos
As chuvas torrenciais forçam a paralisação de trens, metrôs, transportes fluviais e das escolas em algumas cidades pelo segundo dia consecutivo. A cidade portuária de Xiamen recebeu precipitação de 336 mm em três dias, batendo recorde de chuva forte mais prolongada na região, desde o início dos registros em 1953.

Fuzhou também acumulou volume de chuva extraordinário chegando a 554 mm na terça-feira, quebrando o recorde de 12 anos, de acordo com a meteorologia chinesa. Segundo informações das agências de notícias internacionais, 49 reservatórios transbordaram na região. Dois bombeiros desapareceram em um caminhão de resgate, que foi arrastado pela correnteza.

Os danos milionários também ocorreram em toda rede de energia elétrica e de comunicações, além de quatro mil hectares de plantações que ficaram submersos.

Parte de Fujian tomada pelas águas, após chegada do tufão Haikui no dia 5. Crédito: Divulgação via twitter @DragonflyTimes
Parte de Fujian tomada pelas águas, após chegada do tufão Haikui no dia 5. Crédito: Divulgação via twitter @DragonflyTimes

Haikui superou Doksuri
A quantidade de chuva despejada por Haikui superou o alto volume provocado pelo tufão Doksuri, que também atingiu a província de Fujian no final de julho. Os prejuízos na ocasião somaram cerca de 2 bilhões de dólares.

Mais de 110 mil pessoas precisaram ser evacuadas com a aproximação de Haikui da China e a situação ainda é de atenção. Embora a tormenta tenha perdido força quando tocou o solo, sendo rebaixada para tempestade tropical, os resquícios continuam provocando chuvas, que devem durar até sexta-feira.

Haikui chegou à China dois dias após o super tufão tocar o solo chinês pelo sul, na província de Guangdong, que também sofreu com destruição e inundações.

Antes, Haikui atravessou Taiwan, despejando chuvas torrenciais e derrubando centenas de árvores na ilha durante a segunda-feira, dia 4. Haikui foi o primeiro tufão a atingir Taiwan em quatro anos e também forçou a evacuação de pelo menos 8 mil pessoas das áreas montanhosas, sujeitas a deslizamentos de terra.

Acesse também:

Super tufão Saola é um dos mais fortes a atingir a China em setenta anos

Tragédia climática no Rio Grande do Sul é considerada a pior da história no estado



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024