Siga-nos
Sexta-feira, 30 set 2022 - 17h10
Por Maria Clara Machado

Ian passa novamente de tempestade a furacão e ameaça costa leste dos EUA

O furacão Ian que havia perdido força, sendo rebaixado para tempestade tropical enquanto cruzava o centro e o leste da Flórida, ganhou um novo reforço sobre as águas do Atlântico no final da tarde da quinta-feira. Ian evoluiu novamente para o status de furacão e ameaça agora as Carolinas, no leste dos Estados Unidos.

Imagem de satélite mostra o furacão Ian próximo à costa da Carolina do Sul esta sexta-feira, dia 30. Crédito: NOAA
Imagem de satélite mostra o furacão Ian próximo à costa da Carolina do Sul esta sexta-feira, dia 30. Crédito: NOAA

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), informou que o centro de Ian está prestes a tocar o solo de novo. A tormenta se encontra a menos de 100 quilômetros ao leste-nordeste de Charleston, na Carolina do Sul e produz ventos máximos sustentados de 140 km/h, na tarde desta sexta-feira, dia 30.

Ian é, portanto, um furacão categoria 1 causando aumento da maré, das ondas, da chuva e dos ventos em áreas costeiras Carolina do Sul e da Carolina do Norte.

A previsão do NHC é de que Ian se mova para o interior da Carolina do Sul e posteriormente sobre o centro da Carolina do Norte entre a noite da sexta-feira e o sábado. O furacão, entretanto, tende a enfraquecer assim que começar avançar pelas áreas territoriais.

Trajeto estimado para Ian nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para Ian nos próximos dias. Crédito: NHC

Ian pode ser o furacão mais mortal da história da Flórida
Ian deixou um rastro de destruição sobre a Flórida, podendo ser confirmado como o furacão mais mortal a atingir a Península. O balanço de autoridades é de pelo menos 15 mortos até a noite de ontem, mas este número poderá aumentar.

Mais de 500 pessoas foram resgatas nas inundações catastróficas dos últimos dois dias e ainda há busca por desaparecidos. Foram mais de 2,5 milhões de moradias que tiveram queda de energia elétrica e aproximadamente 2 milhões de pessoas evacuadas das principais áreas de alerta.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) confirmou a passagem de pelo menos três tornados na Flórida durante a aproximação e chegada do grande furacão Ian.

Um tornado foi confirmado na comunidade de Kings Point, em Palm Beach, na noite da terça-feira, dia 27, quando o grande furacão Ian se aproximada da Flórida. Segundo informações locais, grandes árvores foram arrancadas do chão, carros arremessados e destroçados, além de partes de prédios completamente destruídas e duas pessoas tiveram ferimentos.

Mais dois tornados, com intervalo de uma hora, também foram relatados pelo NWS no condado de Broward na noite da terça-feira. A força dos ventos derrubou árvores em Cooper City e chegou a virar aviões em Pembroke Pines.

A força dos ventos virou um avião no aeroporto North Perry, em Pembroke Pines. Crédito: Divulgação pelo twitter @NWSMiami
A força dos ventos virou um avião no aeroporto North Perry, em Pembroke Pines. Crédito: Divulgação pelo twitter @NWSMiami

Ian tocou o solo primeiramente no sudoeste da Flórida por Cayo Costa e Fort Myers com ventos de 240 km/h na quarta-feira, dia 28. As condições extremamente perigosas e as inundações catastróficas se igualaram a passagem do também poderoso furacão Charlie, que atingiu a mesma região da Flórida também com categoria 4 em 2004.

Antes de chegar à Flórida, Ian cruzou o oeste de Cuba no início da semana produzindo muita chuva e ventos intensos deixando um saldo de dois mortos.

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Acesse também:

Grande furacão Ian encosta na categoria 5 e chega à Flórida



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024