Siga-nos
Segunda-feira, 5 jun 2023 - 12h01
Por Maria Clara Machado

Iceberg A76A começa encolher em águas mais quentes da Geórgia do Sul

O grande iceberg A76A, ainda restante do desprendimento do original A76 da Plataforma de Gelo Filchner-Ronne, na Antártida, ocorrido em maio de 2021, começa a se romper em mais pedaços nas proximidades da Geórgia do Sul. Imagens de satélite do início do mês revelam a transformação que está ocorrendo, depois de dois anos de jornada.

Imagem de satélite destaca o grande iceberg A76A, que começa a se romper em mais pedaços nas próximidades da Geórgia do Sul, depois de dois anos. Crédito: Captura Terra/NASA em 24 de maio.
Imagem de satélite destaca o grande iceberg A76A, que começa a se romper em mais pedaços nas próximidades da Geórgia do Sul, depois de dois anos. Crédito: Captura Terra/NASA em 24 de maio.

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

Quando o A76 se desprendeu em meados de maio era o maior iceberg do mundo flutuando em mar aberto, mas logo depois aconteceu o primeiro rompimento. Dois anos se passaram e atualmente, restam apenas fragmentos.

O satélite Terra da NASA capturou uma imagem em 24 de maio de 2023, divulgada no fim de semana, do A76A à deriva no Atlântico Sul. O iceberg continua sendo o maior sobrevivente do evento, mas é nítido como pedaços estão se estilhaçando em águas mais quentes ao norte da Antártida, já perto da Ilha da Geórgia do Sul.

É possível observar vários blocos de gelo próximos à Geórgia do Sul, localizados a cerca de 2400 quilômetros ao norte de onde o iceberg-mãe de desprendeu na Antártida. Foram dois anos percorrendo este caminho.

“É impressionante pensar que o A76A navegou tão longe em cerca de dois anos. Isso obviamente mostra a força das poderosas correntes nesta parte do Oceano Antártico”, afirmou Christopher Shuman, glaciologista da Universidade de Maryland.

Jornada do A76A pode estar perto do fim
Com um ano de viagem pelo oceano, o A76A ainda continuava quase intacto, medindo 135 quilômetros de comprimento e 26 quilômetros de largura, ou aproximadamente duas vezes o tamanho cidade de São Paulo.

Em outubro de 2022, o A76A alcançava a famosa Passagem de Drake, na extremidade da América do Sul, e a partir daí, foi levado para a direção norte, rumo à Geórgia do Sul, onde o oceano ainda é frio, porém um pouco mais quente se comparado à costa da Antártida.

As últimas imagens de satélite mostram que o A76A está encolhendo e mede atualmente 78 quilômetros de comprimento e 11 quilômetros de largura, ou 858 quilômetros quadrados, uma boa diferença para os 3515 quilômetros quadrados de dois anos atrás.

A aproximação do A76A da Geórgia do Sul vinha trazendo grande preocupação em relação ao ecossistema oceânico. A possível chegada de uma enorme placa de gelo poderia interromper correntes oceânicas e bloquear rotas de alimentação da vida selvagem local.

Iceberg A76A esteve muito próximo da embarcação de pesquisa RRS Discovery em janeiro. Crédito: Chris Auckland/BAS
Iceberg A76A esteve muito próximo da embarcação de pesquisa RRS Discovery em janeiro. Crédito: Chris Auckland/BAS

Em janeiro deste ano, uma equipe de cientistas da BAS a bordo do RRS Discovery, completou uma volta em torno do A76A para entender melhor seus possíveis impactos no meio ambiente e consequências na cadeia alimentar de peixes, pássaros, focas e baleias.

Espera-se que as placas de gelo quebrem ainda mais à medida que vão avançando ao sul da Geórgia do Sul. Esse é um dos trajetos que a maioria dos icebergs faz levados pelas correntes marítimas e normalmente acabam se fragmentando.

Existem atualmente 11 pedaços remanescentes, nomeados de A à K, sendo monitorados ao redor da Geórgia do Sul.

Relembre:

O que sobrou do iceberg A-76 é enorme e está flutuando na Passagem de Drake

Pesquisadores revelam primeiras imagens do enorme iceberg A81 na Antártida


Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024