Siga-nos
Quarta-feira, 25 jan 2023 - 16h27
Por Maria Clara Machado

Japão e Coreia do Sul vivem maior onda de frio em dez anos

Uma onda de frio rigorosa vinda do norte da China atingiu a Península da Coreia e o Japão e está provocando as maiores nevascas e as temperaturas mais baixas em dez anos. A meteorologia continua em alerta pedindo para que a população permaneça em casa.

Árvore cai sobre um carro durante ventos fortes em Beppu, em Oita, Kyushu. Crédito: Divulgação NHK
Árvore cai sobre um carro durante ventos fortes em Beppu, em Oita, Kyushu. Crédito: Divulgação NHK


A imprensa do Japão informou que até a tarde desta quarta-feira, dia 25, ocorreram diversos acidentes resultando em vítimas fatais por causa das nevascas e das pistas escorregadias. Centenas de voos foram cancelados nos últimos dois dias.

Um Boeing da companhia ANA, que vinha de Hong Kong, colidiu com uma viatura de trabalho na zona de carga do aeroporto de Narita esta manhã, possivelmente em razão da camada de gelo que se acumulou na noite anterior.

Em razão da força dos ventos árvores também foram derrubadas e estruturas danificadas:

Vendaval destroi estrutura de casa na cidade de Seiyo, em Ehime. Crédito: Divulgação NHK
Vendaval destroi estrutura de casa na cidade de Seiyo, em Ehime. Crédito: Divulgação NHK

A onda de frio e o mau tempo obrigaram ainda algumas indústrias a suspenderem a produção desde ontem na cidade de Fukuoka,em Kyushu, entre elas a Nissan e a Toyota.

O tráfego continua perigoso com acúmulo de neve nas pistas e há risco de grandes ondas na costa oeste, alerta a meteorologia. A faixa entre Hokkaido e Chugoku banhada pelo Mar do Japão é a área mais atingida pelas más condições do tempo desde a segunda-feira, dia 23.

Ainda muitas áreas do centro e norte do Japão continuam em alerta para tempestade de neve no decorrer da quinta-feira, dia 26, pela Agência Meteorológica do Japão (JMA):

Áreas em alerta amarelo e vermelho para tempestades de neve no Japão durante o dia 26 de janeiro: Crédito: JMA
Áreas em alerta amarelo e vermelho para tempestades de neve no Japão durante o dia 26 de janeiro: Crédito: JMA


Frio mais intenso em 10 anos!
Segundo a JMA, as temperaturas extremas estão entre as mais baixas vistas em pelo menos uma década. Em Rikubetsu-cho, distrito de Hokkaido, a temperatura caiu para -30,4°C na segunda-feira. Em Morioka, na província de Iwate, na região de Tohoku o termômetro registrou -20,8°C.

A mesma onda de frio já trouxe temperaturas excepcionais para a China no começo da semana. A cidade chinesa de Mohe, no extremo norte do país, registrou pela primeira vez na história da região -53°C.

Extremo norte da China registra frio nunca visto de 53 graus negativos

As nevascas que atingiram o centro e o norte do Japão na semana do Natal em dezembro do ano passado também foram intensas e deixaram mais de uma dezena de vítimas fatais e mais de oitenta pessoas com ferimentos, segundo a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres do Japão.

Você também pode gostar de ouvir o Podcast Enorme Iceberg A81 se desprende e mais destaques da semana



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024