Siga-nos
Terça-feira, 6 jun 2023 - 11h22
Por Maria Clara Machado

Mais de 2 milhões de toneladas de plástico estão em nossos oceanos

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, números divulgados por uma recente pesquisa da organização 5 Gyres Institute, chamam a atenção para o problema mundial da poluição plástica nos oceanos. Não é de hoje que os níveis são alarmantes e estão atingindo taxas sem precedentes atualmente.

Imagem ilustrativa Poluição plástica em praia perto de Hurgada, no Egito. Crédito: Vberger, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12262129
Imagem ilustrativa Poluição plástica em praia perto de Hurgada, no Egito. Crédito: Vberger, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12262129


O tema do 50º Dia Mundial do Meio Ambiente este ano, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), se concentra em “Soluções para a poluição plástica” e abre o debate e a oportunidade para discussões e ampliações das medidas de combate a poluição nos oceanos.

2,3 milhões de toneladas de plástico
Segundo o estudo do 5 Gyres, publicado na revista Plos One no mês de março, estima-se que o lixo plástico chegue a uma quantidade extraordinária de 170 trilhões de partículas, ou 2,3 milhões de toneladas imersas no oceano.

Foram coletados e analisados dados no período de 40 anos, entre 1979 e 2019, a partir de 12 mil pontos de amostragem nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e locais do Mediterrâneo.

Os resultados também contaram com estudos anteriores e de trabalhos de outros cientistas ainda não publicados.

A investigação mostrou que o número de partículas plásticas no oceano disparou sem precedentes, mais de dez vezes entre os anos de 2005 e 2019. O 5 Gyres havia calculado a soma de 16 trilhões de partículas no oceano em 2005.

Os pesquisadores apontam o descarte inadequado de plásticos de uso único como o vilão principal no aumento do número nos últimos anos.

O estudo indica ainda que os sistemas de gerenciamento de resíduos não acompanharam o ritmo do consumo de plásticos e estes, por sua vez, descartados de maneira inadequada, acabam sendo levados pela chuva, vento, transbordamentos e alagamentos para os rios e mares.

A embalagem de plástico que chega inteira no oceano tende a se decompor ao longo do tempo e se transforma em microplástico, ingerida fatalmente por espécies marinhas.

Urgência global
O 5 Gyres alerta que esses números podem ser ainda maiores, já que as amostras vieram principalmente do Pacífico Norte e do Atlântico Norte. Numa estimativa mundial, a quantidade de plástico pode estar perto de 358 trilhões de partículas ou pesando 4,9 milhões de toneladas em todos os oceanos.

A necessidade das ações pessoais e públicas é urgente, concluí os pesquisadores. Se o descarte irregular de plásticos continuar neste ritmo, a quantidade nos oceanos poderá aumentar 2,6 vezes até 2040.

O 5 Gyres Institute (5 Gyres), sem fins lucrativos, é líder no movimento global contra a poluição plástica, com mais de 10 anos de experiência em pesquisa científica, engajamento e educação.

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

Busque por outros assuntos no Painel Global!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024