Siga-nos
Segunda-feira, 3 jul 2023 - 09h47
Por Maria Clara Machado

Mais de 60 milhões de pessoas estão sob alerta de calor extremo nos EUA

Pelo menos 63 milhões de habitantes continuam sob alerta de calor extremo pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) neste começo de semana. Uma onda de calor perigosa cobriu o sul e o sudeste do país, provocando vítimas fatais nos últimos cinco dias.

Termômetro marcou 113°F (45°C) no sul de Mississippi no sábado, dia primeiro de julho. Crédito: Divulgação via twitter@MSWILDLIFE1
Termômetro marcou 113°F (45°C) no sul de Mississippi no sábado, dia primeiro de julho. Crédito: Divulgação via twitter@MSWILDLIFE1

Você também pode se interessar pelo Podcast Já estamos em El Niño!

Em 28 de junho mais de 120 milhões pessoas estavam sob alerta ou aviso de calor extremo em território norte-americano, o equivalente a 36% da população. Foram cinco dias escaldantes com temperaturas que atingiram o pico de 46°C em algumas áreas, mais de 10°C acima da média.

As autoridades confirmaram até agora pelo menos treze mortes no Texas e uma na Louisiana, relacionadas ao calor. A maioria das vítimas no Texas tinha idade entre 60 e 80 anos e já apresentava problemas de saúde anteriores, que acabaram agravados pelas altas temperaturas, tidas como sem precedentes no condado de Webb.

Os médicos relataram, que por se tratar de uma região mais pobre do que a média do estado, a maior parte dos moradores não possui ar condicionado em casa.

Ainda houve registro de mais duas vítimas fatais na Flórida. Dois alpinistas não resistiram ao calor extremo em uma trilha no Parque Nacional Big Bend.

A Califórnia, na parte oeste do país, também enfrentou a sua primeira grande onda de calor do ano na virada de junho para julho. O NWS ressaltou que a combinação de dias quentes, secos e ventosos estavam propícios aos incêndios no Texas, Novo México, Arizona, Colorado e Utah.

Em estados como o Arkansas, as tempestades depois do calor intenso, causaram persistentes quedas de energia.

Vista no Arizona, que está sob alerta de calor extremo por mais uma semana. Crédito: Divulgação via twitter @Cory kowitz
Vista no Arizona, que está sob alerta de calor extremo por mais uma semana. Crédito: Divulgação via twitter @Cory_kowitz

Onda de calor continua
Neste 3 de julho, são cerca de 63 milhões de pessoas que estão sob alerta ou aviso de calor extremo, o equivalente a 19% da população dos Estados Unidos, um pequena melhora em relação à semana passada.

Mapa mostra áreas que estão sob alerta e aviso de calor extremo nos EUA dia 3 de julho. Crédito: NWS/heat.gov
Mapa mostra áreas que estão sob alerta e aviso de calor extremo nos EUA dia 3 de julho. Crédito: NWS/heat.gov

Ainda muitas áreas entre a Califórnia e o Texas, além da Flórida à Virgínia, em território leste, estão sob alerta, aviso ou relógio de calor extremo pelo NWS.

A meteorologia prevê temperaturas de até 45°C no sul da Califórnia, mais de 40°C no Texas e valores na faixa entre 35°C e 37°C em amplas áreas do sul, sudeste e parte do leste dos Estados Unidos para esta semana.

Acesse também::

México enfrenta terceira onda de calor e primeiros furacões da temporada

Onda de calor na Índia já deixou quase uma centena de vítimas fatais



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024