Siga-nos
Segunda-feira, 3 abr 2023 - 09h32
Por Maria Clara Machado

Nova série de 60 tornados deixa mais dezenas de mortos nos Estados Unidos

Uma série de pelo menos 60 tornados atingiu onze estados do sul e meio-oeste dos Estados Unidos no intervalo de uma semana. O último balanço das vítimas atualizado pelas autoridades é de 32 mortos e ainda não há um levantamento final dos danos materiais causados pelos tornados.

Tornado é flagrado no Condado Wapello, em Iowa, na série de fenômenos destrutivos do fim de semana.Crédito: Lauren Sylvester Divulgação pelo twiiter @RileyFannonKTVO
Tornado é flagrado no Condado Wapello, em Iowa, na série de fenômenos destrutivos do fim de semana.Crédito: Lauren Sylvester Divulgação pelo twiiter @RileyFannonKTVO

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

As tempestades e os tornados devastadores não deram trégua e provocaram grande destruição poucos dias depois que outras dezenas de tornados atingiram o sul dos Estados Unidos, com um saldo de mais de 20 mortos, a maioria no Mississippi, em 24 de março.

Os tornados que tocaram o solo norte-americano na sexta-feira passada, dia 31, deixaram mais de 530 mil residências e empresas sem energia elétrica no fim de semana, com mais de 200 mil clientes prejudicados só em Ohio, segundo informações da PowerOutage.us.

Uma pequena cidade de cerca de 8 mil habitantes a 80 quilômetros ao oeste de Memphis (Tennessee) foi cortada ao meio por um tornado previamente classificado como um EF3, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.

Por inúmeras regiões o cenário é de pilhas de madeira, telhados arrancados, árvores e postes caídos levados força dos ventos catastróficos.

O Tennessee, que tem o maior número de vítimas, e o Arkansas são os estados mais impactados desta vez. O governo federal declarou estado de desastre maior no Arkansas, aonde milhares de prédios vieram abaixo com a passagem dos tornados. Outros quatro estados também declararam emergência e devem receber ajuda do governo com mais agilidade.

Previsão de mais tornados
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) emitiu novo alerta para a terça-feira, dia 4 de abril, com a previsão de mais tempestades e possíveis tornados no Vale do Mississippi e nos Vales de Ohio e do Tennessee.

Tornado é registrado na região de Richmond, em Iowa, no dia 31 de março. Crédito: Divulgação pelo twitter @SophieMiller 04
Tornado é registrado na região de Richmond, em Iowa, no dia 31 de março. Crédito: Divulgação pelo twitter @SophieMiller_04

O NWS reforça que o centro de Arkansas, o leste de Iowa e o norte de Illinois “verão uma nova rodada de tempestades amanhã com a ameaça de mais tornados, granizo e ventos fortes”.

2023 já teve mais tornados que o normal
O ano de 2023 já começou com dezenas de tornados atingindo o sul dos Estados Unidos. O Mississippi, a Geórgia e o Texas foram bastante castigados em janeiro. Em particular, Houston (Texas) registrou uma onda de 17 tornados entre os dias 24 e 25, que provocaram os piores danos em 25 anos.

Em janeiro, o Serviço Nacional de Meteorologia, declarou que a quantidade de tornados era uma das mais altas no período comparado com os últimos anos. O Centro de Previsão de Tempestades contabilizou 166 tornados no país do início do ano até 27 de janeiro de 2023.

Este número já foi alarmante entre os especialistas, pois embora os tornados possam ocorrer em qualquer época do ano, a temporada oficial é na primavera, entre os meses de março, abril e maio, em que os fenômenos atingem com maior frequência o interior dos Estados Unidos.

Acesse também:

Tornado EF4 atinge o Mississipi em onda de tempestades intensas no sul dos EUA

Tornado de Houston é um EF3 e faz parte da série que atravessou o sul dos EUA



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024