Siga-nos
Quarta-feira, 27 set 2023 - 10h14
Por Maria Clara Machado

Novo Ciclone: Guaíba muito perto da cota de inundação no centro de Porto Alegre

O processo de formação de um novo ciclone extratropical levou muita chuva e ventos fortes para a região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o que fez o nível do rio Guaíba subir mais e rapidamente. As duas últimas comportas contra enchentes no Cais Mauá foram fechadas ontem a noite e o rio se encontra a poucos centímetros da cota de inundação no centro da capital.

Margens do Guaíba em 27 de setembro. Nível está muito próximo da cota de inundação no centro de Porto Alegre. Crédito: Divulgação Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEICPOA)
Margens do Guaíba em 27 de setembro. Nível está muito próximo da cota de inundação no centro de Porto Alegre. Crédito: Divulgação Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEICPOA)

A quantidade de chuva nas bacias dos rios próximos à região metropolitana e o aumento dos ventos nas últimas 24 horas, impulsionaram as águas do Guaíba, que já avançam sobre áreas do cais.

Na madrugada desta quarta-feira, dia 27, a medição do nível do Guaíba estava em 2,85 metros e no início da manhã já marcava 2,94 metros, apenas 6 centímetros da cota de transbordamento, que é de 3 metros no centro da capital. Entretanto, as águas do rio já cobriam avenidas da zona sul de Porto Alegre no início do dia.

O instituto de meteorologia Metsul ressalta que o nível atual do Guaíba é o terceiro maior desde a grande enchente de 1941, atrás somente de eventos severos no centro da capital em 1967 e em 2015.

Foi após a grande enchente de 1941, que o muro do Cais Mauá foi construído, com uma estrutura de seis metros de altura, sendo a metade dela submersa e contando com um sistema de comportas formado por 14 portões, além de diques e casas de bombas.

Homens trabalham no fechamento das últimas comportas no Cais Mauá para impedir o avanço das águas do Guaíba no centro de Porto Alegre. Crédito: Divulgação Prefeitura de Porto Alegre.
Homens trabalham no fechamento das últimas comportas no Cais Mauá para impedir o avanço das águas do Guaíba no centro de Porto Alegre. Crédito: Divulgação Prefeitura de Porto Alegre.

Setembro muito chuvoso
As chuvas volumosas que castigaram o Rio Grande do Sul durante os outros eventos de ciclones desde o começo de setembro já tinham elevado o nível do Guaíba, que transbordou em partes da Grande Porto Alegre este mês.

O Guaíba está acima da cota de alerta de 2,80 metros para transbordamento no centro da capital, estabelecida pela prefeitura de Porto Alegre, desde o dia 14 de setembro.

Elevação do nível do Guaíba na zona sul de Porto Alegre na manhã do dia 27. Esquina entre a Avenida Guaíba e a Rua Oswaldo Gonçalves Cruz. Crédito: Divulgação @CEIC POA
Elevação do nível do Guaíba na zona sul de Porto Alegre na manhã do dia 27. Esquina entre a Avenida Guaíba e a Rua Oswaldo Gonçalves Cruz. Crédito: Divulgação @CEIC_POA

Águas do Guaíba invadem trechos da zona sul de Porto Alegre na manhã do dia 27. Crédito: Divulgação @CEIC POA
Águas do Guaíba invadem trechos da zona sul de Porto Alegre na manhã do dia 27. Crédito: Divulgação @CEIC_POA

Alerta de inundação continua
O novo ciclone se afasta para o mar e dá origem a uma nova frente fria, mas ainda há risco de temporais e ventos fortes para o leste do Rio Grande do Sul, avisa a meteorologia.

A tendência é que o nível do Guaíba suba mais, aumentando o risco de inundações. A Defesa Civil do estado está com alerta para inundação no Lago Guaíba ativo válido por mais 24 horas.

Crédito: Defesa Civil de Porto Alegre
Crédito: Defesa Civil de Porto Alegre

Além de Porto Alegre, diversas áreas gaúchas voltaram a ter alagamentos por causa da chuva forte e transbordamentos de rios nos últimos dois dias. Em Eldorado do Sul, na região metropolitana, cerca de 400 pessoas estão desabrigadas.

No nordeste do estado, o rio Maquiné também transbordou e a água invadiu casas.

Você também pode se interessar pelo Podcast Os ciclones estão ficando mais comuns no Rio Grande do Sul?

Relembre o que já aconteceu este mês:

Chuvas volumosas causam novas inundações no RS com formação de outro ciclone

Tragédia climática no Rio Grande do Sul é considerada a pior da história no estado



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024