Siga-nos
Terça-feira, 5 dez 2023 - 10h10
Por Maria Clara Machado

Número de alpinistas encontrados mortos sobe para 22, após erupção do Monte Merapi

O Monte Merapi, na ilha de Sumatra, na Indonésia, segue em alerta nível 3 (laranja), com registro de erupções contínuas. A forte atividade explosiva ocorrida na tarde do domingo, dia 3, lançou uma densa coluna de cinzas até três quilômetros de altura. O número de alpinistas mortos durante a erupção subiu para 22, segundo novo balanço das autoridades locais nesta terça-feira.

Explosão do Monte Merapi, localizado na ilha de Sumatra, na Indonésia, registrada na tarde do dia 3. Crédito: divulgação via twitter @BNPB Indonesia'
Explosão do Monte Merapi, localizado na ilha de Sumatra, na Indonésia, registrada na tarde do dia 3. Crédito: divulgação via twitter @BNPB Indonesia'

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

Forte erupção aconteceu repentinamente
De acordo com a Agência Regional de Gerenciamento de Desastres (BPBD), a explosão do Merapi foi seguida de um forte barulho de trovão e um estrondo e durou quase cinco minutos com uma enorme coluna de cinzas vista a longa distância.

Erupção do Monte Merapi lançou uma coluna de cinzas até 3 quilômetros de altura.  Crédito: divulgação via twitter @BNPBIndonesia
Erupção do Monte Merapi lançou uma coluna de cinzas até 3 quilômetros de altura. Crédito: divulgação via twitter @BNPBIndonesia

Nas zonas mais próximas do pico, “a chuva de cinzas vulcânicas caiu com alta intensidade, o que tornou a atmosfera na área de Nagari Lasi muito espessa e escura”, relatou a BPBD, no seu twitter oficial.

A explosão do Merapi aconteceu enquanto um grupo de 75 pessoas caminhava na área do vulcão no fim de semana. No domingo, foi registrada a morte de 11 alpinistas, enquanto 12 estavam desaparecidos. Cerca de 50 pessoas sofreram ferimentos entre queimaduras e fraturas.

Centenas de integrantes da equipe de resgate foram enviados para as proximidades do vulcão, mas a pouca visibilidade e as erupções contínuas dificultaram os trabalhos de busca nas horas seguintes à grande explosão principal.

Hoje, as autoridades locais confirmaram que mais alpinistas foram encontrados sem vida, elevando para 22 o número de mortos. Uma pessoa continua desaparecida.

A chuva de cinzas vulcânicas e a fumaça reduziram a visibilidade nas proximidades do Merapi. Crédito: divulgação via twitter @BNPB Indonesia
A chuva de cinzas vulcânicas e a fumaça reduziram a visibilidade nas proximidades do Merapi. Crédito: divulgação via twitter @BNPB_Indonesia

Monte Merapi em alerta nível 3 com zona de restrição de 3 km
O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos (PVMBG) mantém o Monte Merapi em alerta nível 3, numa escala que vai até 4. Desde 2011, a área em torno da cratera do vulcão tem restrições com uma zona de exclusão de atividade humana de três quilômetros.

A agência de vulcanologia da Indonésia afirmou que as caminhadas não estão recomendadas próximas à área da cratera e ressaltou que graves impactos foram observados num raio de até 1,5 quilômetros do cume do vulcão na atividade do último domingo.

Alguns montanhistas podem ter reservado visitas online e outros percorridos rotas pela montanha não autorizadas legalmente, afirmaram técnicos locais.

A Indonésia está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, região de alta atividade vulcânica e o Monte Merapi está entre os mais ativos do país, que soma 127 vulcões.

Acesse também:

Atividade sísmica em vulcão na Islândia está estável, mas risco de erupção continua

Confira aqui como estão as últimas atividades vulcânicas ao redor do globo!

Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024