Siga-nos
Terça-feira, 20 jun 2023 - 09h17
Por Maria Clara Machado

Onda de calor na Índia já deixou quase uma centena de vítimas fatais

Uma intensa onda de calor assola a Índia e já deixou 98 vítimas fatais e mais de 400 pessoas hospitalizadas desde o final da semana passada. Segundo o Departamento Meteorológico Indiano (IMD) as temperaturas superaram os 45°C em algumas áreas do norte do país.

Modelo de clima GFS projeta as temperaturas para a Índia dia 19 de junho. Crédito: Windy/GFS
Modelo de clima GFS projeta as temperaturas para a Índia dia 19 de junho. Crédito: Windy/GFS

Alerta vermelho
A onda de calor atingiu principalmente os estados de Bihar e Uttar Pradesh, no norte da Índia, na fronteira com o Nepal. A maioria das vítimas é de idosos e sofreram desidratação ou tiveram doenças agravadas pelas altas temperaturas no período concentrado de três dias, segundo informações de agência internacionais.

O IMD emitiu aviso de alerta vermelho para calor extremo no norte da Índia desde a semana passada e recomenda que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.

Abril, maio e junho são os meses mais quentes do ano em grande parte da Índia e antecedem a época de monções.

O estado de Assam, no nordeste da Índia, já vem sofrendo com inundações provocadas por fortes chuvas.

Na semana passada, a tempestade tropical Biparjoy impactou o lado oeste do país. A área costeira de Gujarat sofreu com ventos fortes e chuva torrencial que obrigaram a evacuação de cerca de 180 mil pessoas. O saldo da passagem de Biparjoy foi de duas vítimas fatais.

Alívio
O IMD informa que as temperaturas continuam na faixa entre 40°C e 43°C, principalmente em partes do norte e nordeste da Índia, mantendo o quadro de onda de calor neste início de semana, entretanto essas condições extremas tendem a diminuir com mudanças no tempo nos próximos dias.

Mapa indica os estados em alerta vermelho para calor extremo na Índia neste começo de semana. Crédito: IMD
Mapa indica os estados em alerta vermelho para calor extremo na Índia neste começo de semana. Crédito: IMD

Existem remanescentes da tempestade ciclônica Biparjoy ao sudoeste de Uttar Pradesh e arredores, o que podem favorecer a volta das chuvas durante os próximos dois a três dias, diz o aviso do IMD.

Mudanças no Clima
Os eventos extremos de calor têm sido mais frequentes e prolongados na Índia nos últimos anos e os especialistas relacionam o aumento das temperaturas às mudanças climáticas globais. Entre janeiro e setembro de 2022, a Índia registrou cerca de 200 dias com temperaturas extremas, cinco vezes mais que o ano de 2021.

Acesse também:

Ciclone Biparjoy toca o solo da Índia e é o mais longo do Mar Arábico

Está no ar o Podcast Possíveis causas do forte tremor de terra em São Paulo



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024