Siga-nos
Quarta-feira, 22 fev 2023 - 15h03
Por Maria Clara Machado

Perigo de novos deslizamentos no litoral paulista

A Defesa Civil do Estado de São Paulo e institutos de meteorologia mantêm alertas em vigor para mais acumulados de chuva a partir desta tarde e nos próximos dias em áreas litorâneas. Áreas já afetadas pelos deslizamentos do fim de semana continuam bastante instáveis em razão do solo saturado e por isso, há chance de novas ocorrências.

Vista aérea de parte dos deslizamentos de encostas que ocorreram em São Sebastião, no litoral norte paulista. Crédito: Divulgação Governo do Estado de SP
Vista aérea de parte dos deslizamentos de encostas que ocorreram em São Sebastião, no litoral norte paulista. Crédito: Divulgação Governo do Estado de SP

Você também pode se interessar pelo Podcast Entenda como a chuva extrema do litoral paulista tem relação com as mudanças climáticas

Alerta de mais chuva no litoral
A previsão do tempo indica a aproximação de mais uma frente fria e de áreas de instabilidade no litoral e no estado de São Paulo. A volta da chuva forte e contínua poderá acumular valores próximos a 100 mm pelo litoral nas próximas 24 horas.

Modelos meteorológicos continuam indicando mais chuva até a sexta-feira e total poderá alcançar 200 mm em três dias.

Embora as pancadas de chuvas devam retornar em volumes de 25mm a 40 mm por período (manhã, tarde ou noite) e não como o dilúvio visto entre o sábado o domingo, o solo está extremamente encharcado e as encostas podem voltar a desmoronar até sem chuva, alertam os especialistas.

As regiões de São Sebastião e Bertioga, no litoral norte paulista, foram as que mais receberam chuva no fim de semana, que atingiu a quantidade excepcional de 600 mm. Outras localidades do litoral como Ubatuba, Ilhabela e o Guarujá também tiveram volumes muito superiores ao normal passando de 300 mm.

Hoje cedo as equipes de resgate voltaram a realizar as buscas pelos desaparecidos nos deslizamentos de terra em São Sebastião, após 12 horas de trabalhos interrompidos por causa da chuva forte que retornou no fim da tarde da terça-feira, dia 21.

O último balanço do Governo do Estado é de 48 vítimas fatais, sendo a grande maioria de São Sebastião e uma de Ubatuba. Centenas de famílias permanecem foram de casa recebendo apoio e doações e um trabalho imediato está sendo feito para convencer as pessoas que ainda estão nas áreas de risco a saírem de suas casas e irem para os abrigos.

Rodovia Rio-Santos começou a ser liberada esta manhã para o retorno à capital paulista. Crédito: Divulgação Governo do Estado de SP.
Rodovia Rio-Santos começou a ser liberada esta manhã para o retorno à capital paulista. Crédito: Divulgação Governo do Estado de SP.

Também hoje a rodovia Rio-Santos, que leva às praias da região, começou a ser liberada, mas ainda são 14 pontos de interdições parciais e os motoristas enfrentam muita lentidão e dificuldades no retorno à capital paulista.

As rotas alternativas pela Rodovia dos Tamoios e pelo Sistema Anchieta-Imigrantes começaram a ser acessadas e não apresentavam problemas para a subida da serra até esta tarde.

Evento extremo climático
Equipes de Governo do Estado e do Governo Federal sobrevoaram as áreas atingidas pelos deslizamentos nesta quarta-feira, dia 22 e ressaltaram que a situação deve ser encarada como mais um evento extremo climático e que já não são mais raros no Brasil.

Além da preocupação da remoção das famílias das áreas de risco, o governador Tarcísio de Freitas e a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reafirmaram a importância da prevenção e da tomada de atitudes efetivas frente aos novos eventos extremos que estão por vir.

Acesse também:

Entenda o que causou os 600 milímetros de chuva no litoral de São Paulo



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024