Siga-nos
Segunda-feira, 9 jan 2023 - 09h35
Por Maria Clara Machado

Poderoso terremoto de magnitude 7.0 dispara alerta de tsunami em Vanuatu

Vanuatu, localizado no Pacífico sul, foi atingido por um poderoso terremoto de magnitude 7.0 no domingo, dia 8, que gerou um alerta de tsunami na região. O sismo assustou moradores da pequena vila de Port Orly que saíram em busca de lugares mais altos.

Crédito: Googlemaps/PainelGlobal
Crédito: Googlemaps/PainelGlobal

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) validou o tremor de magnitude 7.0 registrado a 23 quilômetros a oeste-noroeste da vila Port Olry, no norte de Vanuatu, às 12:32 UTC (23h30, horário local) deste domingo, com uma profundidade de 27 quilômetros.

O violento sismo fez o Pacific Tsunami Warning Center (PTWC), no Havaí, disparar um alerta de tsunami para áreas da costa de Vanuatu, Nova Caledônia e as Ilhas Salomão, alguns minutos depois. As ondas poderiam variar entre 0,3 e 1 metro.

Cerca de uma hora depois o PTWC retirou a ameaça de ondas de tsunami sem registro de nenhuma ocorrência, apenas prevendo possíveis pequenas flutuações no nível do mar em algumas áreas costeiras.

Réplicas
Quatro réplicas de até moderada intensidade ainda foram registradas ontem na mesma região de Porto Olry pelo USGS. Os tremores variaram entre 4.6 a 5.0 magnitudes. Nesta segunda-feira, dia 9, não foram reportadas mais réplicas na região.

Moradores correram
Moradores da pequena vila de Port Orly, na ilha de Espiritu Santo, na província de Sanma, ficaram assustados com o forte tremor e o aviso de tsunami e muitos acabaram fugindo para áreas mais altas e afastadas da costa.

Segundo relatos dos moradores, o terremoto derrubou muitos objetos no chão das casas, mas não houve danos estruturais ou vítimas reportadas até o momento.

Acompanhe em tempo real todos os sismos registrados ao redor do globo aqui

Anel de Fogo do Pacífico
Vanuatu é composto por 80 ilhas e é classificado como um dos países mais suscetíveis a desastres naturais. O país faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico, região de alta sismicidade do globo.

Em novembro passado, as Ilhas Salomão, também no Pacífico Sul, foram atingidas por outro terremoto de magnitude 7,0, mas sem relatos de feridos ou estragos significativos.

Pesquise um assunto no Painel Global na página de notícias!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024