Siga-nos
Terça-feira, 9 fev 2021 - 11h33
Por Maria Clara Machado

Portugal está com avisos de ondas muito altas, chuva forte e neve

Portugal continental enfrenta condições extremas do tempo neste começo de semana com avisos em vigor para forte agitação marítima, ventos intensos, chuva e queda de neve pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Já foram reportadas mais de 50 ocorrências em todo o país somente durante a manhã desta terça-feira.

Modelo de agitação marítima estima a altura das ondas na costa de Portugal e no Atlântico. Os picos poderão atingir 12 metros em alto mar. Crédito: Windy/NOAA WW3
Modelo de agitação marítima estima a altura das ondas na costa de Portugal e no Atlântico. Os picos poderão atingir 12 metros em alto mar. Crédito: Windy/NOAA WW3

Toda manhã foi marcada por diversas ocorrências relacionadas a inundação de vias, queda de árvores e danos em estruturas em razão da chuva forte e ventos em vários distritos portugueses. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil havia registrado pelo menos 57 ocorrências no período da manhã.

Ondas podem chegar a 12 metros
Sete distritos na costa ocidental do país estão sob alerta laranja para agitação marítima e ventos fortes. Segundo o IPMA, as ondas poderão chegar a 5 e 7 metros com picos de 10 a 12 metros de altura até a quarta-feira, dia 10.

São eles: Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo.
Há aviso amarelo para agitação marítima em vigor nos distritos Setúbal e Faro, ao sul do Portugal. Entretanto, os arquipélagos da Madeira e dos Açores estão fora do alerta desta terça-feira e quarta-feira.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha estão em estado de vigilância em alto mar e nas zonas costeiras com recomendações para evitar a navegação e reforçar a amarração das embarcações atracadas.

Ouça aqui o podcast Saiba mais sobre o rompimento de geleira no Himalaia

Chuva forte e neve
Sob aviso amarelo estão 10 distritos nas partes sul, leste e nordeste de Portugal com alertas para chuva forte, ventos intensos e precipitação de neve. As rajadas de vento chegam a 90 km/h e até 110 km/h nas terras altas e quantidade de chuva pode atingir 150 milímetros. A chuva forte principalmente nos distritos do sul poderá provocar cheia de rios e inundações, alerta o IPMA.

Neve na Serra da Estrela nesta terça-feira, dia 9. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @skymanuelima<BR>
Neve na Serra da Estrela nesta terça-feira, dia 9. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @skymanuelima

Ainda poderão ter neve nas terras altas do norte e do centro, incluindo os distritos Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco até a madrugada da quarta-feira. Ontem, a neve voltou a interromper algumas estradas de acesso à Serra da Estrela.

No começo de janeiro a tempestade Filomena trouxe tempo severo com queda de neve em várias localidades do interior de Portugal.

Relembre:

Após nevasca histórica, temperaturas poderão cair a -10°C na Espanha



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024