Siga-nos
Sexta-feira, 26 mai 2023 - 09h19
Por Maria Clara Machado

Previsão oficial da NOAA indica temporada de furacões 2023 perto do normal

A NOAA acaba de divulgar a previsão oficial para a temporada de furacões no Atlântico de 2023 e prevê um cenário muito perto da normalidade. O fenômeno El Niño, que vai atuar no Pacífico central e leste durante os próximos meses, deve frear a quantidade de tempestades na Bacia do Atlântico.

Imagem de satélite mostra o devastador furacão Ian chegando ao sudoeste da Flórida em 28 de setembro de 2022. Crédito: NOAA/GOES
Imagem de satélite mostra o devastador furacão Ian chegando ao sudoeste da Flórida em 28 de setembro de 2022. Crédito: NOAA/GOES

Você pode preferir ouvir as informações no Podcast Saiba tudo sobre a temporada de Furacões do Atlântico e Pacífico 2023

As perspectivas para este ano são positivas em relação às últimas temporadas, em que o número de tempestades tropicais ficou sucessivamente acima da média na Bacia do Atlântico norte. A temporada de furacões de 2020 bateu todos os recordes históricos com a formação de 30 tempestades.

Previsão 2023
O Centro de Previsão do Clima da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) prevê 40% de chance de uma temporada de furacões perto da normalidade, ou seja, quase dentro da média. A chance é de 30% para uma temporada acima do normal e de 30% abaixo do normal.

A previsão é de 12 a 17 tempestades tropicais nomeadas, das quais 5 a 9 poderão virar furacões, incluindo até 4 grandes furacões, o chamado “Major Hurricane”.

Projeção da NOAA para temporada de furacões no Atlântico de 2023. Crédito: NOAA
Projeção da NOAA para temporada de furacões no Atlântico de 2023. Crédito: NOAA

Conheça a lista de nomes elaborada pela Organização Mundial Meteorológica (OMM) para as futuras tempestades tropicais de 2023:

Lista de nomes das tempestades e furacões de 2023 elaborada pela Organização Meteorológica Mundial. Crédito: NOAA/OMM
Lista de nomes das tempestades e furacões de 2023 elaborada pela Organização Meteorológica Mundial. Crédito: NOAA/OMM

A NOAA afirmou ainda que há 70% de confiança nas projeções para este ano de 2023. A temporada de furacões no Atlântico começa oficialmente dia primeiro de junho e encerra 30 de novembro.

Temporada menos ativa!
Alguns fatores meteorológicos deverão atuar a favor de uma temporada de furacões no Atlântico menos ativa este ano.
Após um evento triplo de La Niña, esta temporada deve acontecer sob a influência do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento acima do normal das águas do Pacífico equatorial e leste.

Como uma compensação, a presença do El Niño influencia positivamente a temporada de furacões.

Especialistas explicam que embora o El Niño ocorra no oceano Pacífico, seus efeitos afetam a circulação de ventos de maneira geral, que por sua vez, acaba aumentando o cisalhamento dos ventos no Atlântico.

O cisalhamento, também chamado de tesoura de vento, ocorre em geral em latitudes médias, definido como uma rápida variação na direção e velocidade de uma corrente de vento. Essa instabilidade atmosférica dificulta o desenvolvimento das tempestades tropicais e furacões.

Por outro lado, as águas mais quentes alimentam a formação dos furacões, e isso deverá ser observado. Até o momento, as temperaturas da superfície do mar no Atlântico, Golfo do México e Mar do Caribe estão acima da média.

Há um maior potencial para uma estação de monção acima do normal na África Ocidental, que produz as ondas de leste africanas e as condições para tempestades mais fortes e duradouras, além da temperatura da superfície do mar mais quente do que o normal no Atlântico norte e no Mar do Caribe, segundo a NOAA.

Essa combinação de fatores deve, portanto, resultar numa atividade de furacões mais próxima da média este ano. Uma temporada média de furacões no Atlântico significa 14 tempestades nomeadas, sendo que 7 viram furacões, incluindo 3 grandes furacões.
Apesar da projeção de uma temporada menos ativa em 2023, a NOAA atenta para os riscos que envolvem as grandes tempestades, independentemente da quantidade.

“Como vimos com o furacão Ian, basta um furacão para causar devastação generalizada e destruir vidas. Portanto, independentemente do número de tempestades previstas para esta temporada, é fundamental que todos entendam seu risco e prestem atenção às advertências das autoridades estaduais e locais. Quer você viva na costa ou no interior, os furacões podem causar sérios impactos a todos em seu caminho”, declarou Deanne Criswell, administradora da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA).

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Gostou? Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024