Siga-nos
Quarta-feira, 27 dez 2023 - 16h55
Por Maria Clara Machado

Saiba o que a massa de ar frio recorde do Ártico fez na China

Uma onda de frio recorde vinda do Ártico invadiu o norte e o nordeste da China trazendo nevascas e temperaturas mínimas históricas às vésperas do Natal. Desde onze de dezembro até o último domingo, estações em Pequim ainda registravam temperaturas negativas.

Condado de Shicheng, na província de Jiangxi, afetado pela onda de frio intenso, encanta os turistas. Crédito: divulgação via X (twitter) @liyolanda2
Condado de Shicheng, na província de Jiangxi, afetado pela onda de frio intenso, encanta os turistas. Crédito: divulgação via X (twitter) @liyolanda2


Frio é recorde em mais de 70 anos de medições
Segundo o Centro Meteorológico Nacional, uma grande área entre o norte, centro, leste e sudeste da China foram atingidos por frio excepcional com mínimas inferiores a -30°C.

Pelo menos cinco estações bateram recordes de frio histórico na quarta-feira passada: os termômetros marcaram -33,2°C em Datong, na província de Shanxi e -27°C no condado vizinho de Yangqu, -29,7°C em Qingshuihe, Mongólia Interior, -23,3°C em Baoding, Hebei e -22°C em Shunping, Hebei.

O frio intenso continuou por vários dias e um observatório meteorológico em Pequim chegou a registrar mais de 300 horas de temperaturas negativas até o dia 25, um recorde para o mês de dezembro desde o início dos registros em 1951. O período ainda incluiu nove dias consecutivos de temperaturas abaixo dos 10 graus negativos.

As caldeiras que fornecem aquecimento não suportaram tanto frio em diversas localidades da província de Henan, no centro da China, enfrentaram sérios problemas logo no começo da semana.

De acordo com as autoridades, os serviços precisaram ficar limitados aos hospitais e aos centros de terceira idade e foram suspensos na maior parte das empresas e departamentos do governo para dar prioridade ao fornecimento de calor às moradias comuns.

As nevascas juntamente com a forte neblina também causaram acidentes em vias expressas e rodovias, reportados, por exemplo, em Henan e Gansu. Algumas rodovias foram fechadas e os trens suspensos.

A situação do tempo começa a melhorar e as temperaturas subiram mais de 10 graus em algumas partes do país nos últimos dias, segundo a meteorologia.

Busque por outros assuntos no Painel Global!

Você tem mais um jeito de nos seguir! Procure no Instagram por @painelglobaloficial



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024