Siga-nos
Quinta-feira, 13 jul 2023 - 15h32
Por Maria Clara Machado

São Paulo sente efeitos de ciclone com ventos de quase 90 km/h

A Defesa Civil do estado de São Paulo está em alerta para rajadas de vento intensas entre esta quinta-feira e a sexta-feira. O ciclone extratropical que se formou sobre o Sul do Brasil e intensificou os ventos desde ontem, também tem reflexos em áreas paulistas do interior, capital e litoral. As rajadas de vento atingiram quase 90 km/h e há avisos de ressaca em vigor.

Carro de auto escola é atingido por uma árvore em São José dos Campos durante ventos fortes causados por ciclone. Crédito: Divulgação Corpo de Bombeiros
Carro de auto escola é atingido por uma árvore em São José dos Campos durante ventos fortes causados por ciclone. Crédito: Divulgação Corpo de Bombeiros

Madrugada e manhã de ventania
A ventania em São Paulo derrubou árvores, placas de trânsito e coberturas de alumínio desde a madrugada desta quinta-feira, dia 13. A morte de uma idosa vítima de uma descarga elétrica foi confirmada no litoral. O acidente aconteceu quando um fio de alta tensão se desprendeu após o galho de uma árvore cair.

Em São José dos Campos, outra árvore atingiu um carro de auto escola, onde estava uma moça de 24 anos, que sofreu uma parada cardíaca e não resistiu. De acordo com balanço do Corpo de Bombeiros foram pelo menos 179 chamados relacionados a quedas de árvores na região metropolitana de São Paulo.

Santos, na Baixada Santista, registrou os ventos mais fortes com uma rajada chegando a 88,7 km/h por volta das 3h30, segundo a Defesa Civil. Já o aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, registrou ventos de até 65 km/h.

O Porto de Santos está fechado desde a manhã de hoje e os serviços de travessia de balsas e barcos Guarujá/Bertioga e São Sebastião/Ilhabela também foram interrompidos.

Defesa Civil em alerta
A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para ventos fortes em toda a faixa leste do estado pelo menos até amanhã.

Na capital e região metropolitana, Baixada Santista, Vale do Ribeira e litoral norte, os ventos ainda podem alcançar os 90 km/h. Já na Serra da Mantiqueira, regiões de Campinas e Sorocaba, o alerta é para ventos de até 80 km/h e no Vale do Paraíba de até 75 km/h.

Circulação dos ventos causada pelo ciclone extratropical, que está no Sul do Brasil, mas influencia São Paulo. Crédito: animação modelo GFS/WINDY
Circulação dos ventos causada pelo ciclone extratropical, que está no Sul do Brasil, mas influencia São Paulo. Crédito: animação modelo GFS/WINDY

Aviso de Ressaca no mar
O deslocamento do ciclone sobre o mar vai continuar provocando fortes rajadas de vento e o fenômeno deve intensificar a agitação marítima, por isso a Defesa Civil também recomenda que a população fique longe do mar e evite a orla da praia.

A Marinha do Brasil está com aviso de ressaca entre Laguna (SC) e Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de até 4 metros de altura, válido até o sábado, dia 15.

Os avisos também são para mar grosso e muito grosso em alto mar, com ondas de até 6 metros na altura de Santa Catarina ao Rio de Janeiro e de até 7 metros em mar aberto na altura do Rio Grande do Sul.

Acesse também:

Perigo: Temporais e ventania gerados pelo ciclone causam diversos estragos no Sul



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024