Siga-nos
Segunda-feira, 26 set 2022 - 17h35
Por Maria Clara Machado

Super tufão Noru impacta às Filipinas com ventos poderosos na categoria 4

O super tufão Noru teve uma intensificação extremamente rápida como poucos fenômenos já tiveram e avançou perigosamente sobre as águas do Pacífico, tocando o solo das Filipinas de forma arrasador no domingo. Noru atingiu o arquipélago na categoria 4 e continua forte devendo ter um novo impulso antes de chegar ao Vietnã.

Imagem de satélite mostra o super tufão Noru dia 24, quando incrivelmente produziu rajadas de vento acima de 255 km/h atingindo a categoria 5 na escala Saffir-Simpson. Crédito: NOAA/RAMMB/Universidade do Estado do Colorado.
Imagem de satélite mostra o super tufão Noru dia 24, quando incrivelmente produziu rajadas de vento acima de 255 km/h atingindo a categoria 5 na escala Saffir-Simpson. Crédito: NOAA/RAMMB/Universidade do Estado do Colorado.

Intensificação surpreendente
O aumento surpreendente da velocidade dos ventos máximos sustentados chamou a atenção dos especialistas, progredindo de 80 km/h na sexta-feira para 249 km/h no sábado, segundo dados do Joint Typhoon Warning (JTWC). Esse salto de 168 km/h em 24 horas é o quinto maior observado em registros históricos globais, ficando ao lado de poderosos fenômenos como o furacão Patrícia (2015) e o tufão Hagibis (2019), que tiveram rápida intensificação semelhante à Noru.

Especialistas associam estes eventos extremos cada vez mais frequentes às mudanças climáticas, que entre outros fatores estão deixando a água dos oceanos mais quente facilitando o desenvolvimento extremo das tormentas.

Noru entrou no norte das Filipinas pela ilha de Luzon, a cerca de 50 quilômetros ao nordeste da capital Manila, ainda com ventos violentos acima de 200 km/h no domingo de manhã.

O tufão Noru cruzou o norte das Filipinas e segue sobre o Mar da China rumo ao centro do Vietnã, onde deve tocar novamente o solo na quarta-feira a noite, dia 28 segundo as projeções do JTWC.

As rajadas de vento chegam a 150 km/h nesta segunda-feira e uma nova intensificação dos ventos está prevista para os próximos dias. A previsão é de que os ventos alcancem 203 km/h durante a terça-feira, antes de Noru tocar o solo do Vietnã.

Trajeto do tufão Noru estimado para os próximos dias. Crédito: JTWC
Trajeto do tufão Noru estimado para os próximos dias. Crédito: JTWC

Tufão Noru é o mais forte do ano a atingir as Filipinas
O super tufão Noru, o mais forte a atingir o arquipélago este ano, forçou a evacuação de milhares de pessoas e causa enchentes severas e queda de energia em todo o norte desde domingo.

Cinco socorristas perderam a vida em um desmoronamento enquanto resgatavam moradores na província de Bulacan.

Pelo menos 17 mil pessoas foram encaminhadas para abrigos de emergência em Quezon e mais de 3 mil evacuados na região metropolitana de Manila. Em diversas províncias, as aulas continuavam suspensas nesta segunda-feira.

Equipes da Cruz Vermelha trabalham para ajudar os desabrigados do tufão Noru nas Filipinas. Crédito: Cruz Vermelha/Divulgação pelo twitter @philredcross<BR>
Equipes da Cruz Vermelha trabalham para ajudar os desabrigados do tufão Noru nas Filipinas. Crédito: Cruz Vermelha/Divulgação pelo twitter @philredcross

Os super tufões Noru e Hinnamnor são os mais fortes nesta temporada de 2022 até o momento.

As Filipinas têm na memória o tufão Haiyan que foi um dos mais destruidores a atingir a região. Em 2013, Haiyan fez mais de 7300 vítimas fatais, destruiu vilarejos inteiros, varreu navios e deslocou cerca de 5 milhões de moradores para a região central do país.

Acesse também:

Furacão Fiona se confirma como evento meteorológico extremo no Canadá

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024