Siga-nos
Sexta-feira, 3 nov 2023 - 11h10
Por Maria Clara Machado

Tempestade Ciarán chega com força de furacão e faz doze vítimas fatais na Europa

A violenta tempestade Ciarán atingiu duramente o Reino Unido e o norte da França com ventos na faixa entre 100 km/h a quase 200 km/h, provocando o caos com inúmeros danos e deixando 12 vítimas fatais pela Europa até o final da quinta-feira, 2 de novembro. O serviço de meteorologia alertou para a formação de tornados, que possivelmente ocorreram em áreas próximas à costa sul do Reino Unido. Pelo menos oito países foram afetados pelos efeitos dos ventos intensos e da forte chuva de Ciarán.

Tempestade Ciarán já deixou 12 mortos na Europa ocidental. Crédito: reprodução rio Thames, Londres, dia dois de novembro, divulgação via twitter @Insider Times
Tempestade Ciarán já deixou 12 mortos na Europa ocidental. Crédito: reprodução rio Thames, Londres, dia dois de novembro, divulgação via twitter @Insider_Times

Você também pode se interessar pelo Podcast O caso do inesperado furacão OTIS e a falha na previsão

De acordo com o MET OFFICE, serviço de meteorologia britânico, a tempestade Ciarán se intensificou a partir de um sistema de baixa pressão no Atlântico e cruzou partes do Reino Unido na noite da quarta-feira e durante a quinta-feira.

Os ventos arrasadores atingiram principalmente o sul do Reino Unido e as ilhas do Canal da Mancha, além de todo o norte e nordeste da França.

Os ventos intensos derrubaram árvores por todos os lados e destruíram casas e a Organização de Pesquisa de Tornados e Tempestades (TORRO) relatou três possíveis ocorrências do fenômeno no Reino Unido, na área de alerta entre Gales do Sul e Londres.

Jersey, a maior Ilha do Canal entre a Inglaterra e a França, foi uma das áreas mais atingidas com um possível tornado. Os ventos estimados em 160 km/h causaram sérios danos em telhados e janelas de várias propriedades durante a noite da quarta-feira.  Os moradores muito assustados relataram dois estrondos, enquanto “telhados voavam e as janelas explodiam”. Diversas casas ficaram completamente destruídas.

No norte da França, mais de 1300 pessoas foram deslocadas por causa dos alertas da chegada da tempestade e mais de um milhão de moradores acordaram sem energia elétrica na quinta-feira. No lado britânico, também milhares ficaram sem luz, escolas foram fechadas e centenas de voos cancelados nos principais aeroportos.

Ciarán afetou diversos países da Europa ocidental
A ampla cobertura da tempestade Ciarán afetou também outros países da Europa ocidental, que sofreram especialmente com a ventania.

Mapa mostra a amplitude dos ventos da tempestade Ciarán sobre a Europa ocidental dia 2 de novembro. Crédito MET OFFICE
Mapa mostra a amplitude dos ventos da tempestade Ciarán sobre a Europa ocidental dia 2 de novembro. Crédito MET OFFICE

O balanço de mortos atualizado na manhã desta sexta-feira, dia 3, confirma que subiu de 5 para 12 o número de vítimas fatais na passagem da tempestade.

O saldo inclui duas vítimas em Aisne e Le Havre, no norte da França, uma no norte da Alemanha, outra em Madrid, na Espanha, e dois mortos, na Bélgica, em razão de queda de árvores. Também há notificações de vítimas fatais na Holanda e na Itália.

As fortes chuvas fizeram os rios transbordarem e deixaram a Toscana, no leste da Itália, completamente inundada. Cinco pessoas morreram e várias estão desaparecidas, informaram as autoridades nesta sexta-feira.  

Imagem aérea da Toscana feita pelo Corpo de Bombeiros nesta sexta-feira, dia 3 de novembro. Crédito: @vigilidelfuoco
Imagem aérea da Toscana feita pelo Corpo de Bombeiros nesta sexta-feira, dia 3 de novembro. Crédito: @vigilidelfuoco

Carros foram arrastados pelas enchentes na Toscana na noite do dia 2 de novembro. Crédito: reprodução redes sociais <BR>
Carros foram arrastados pelas enchentes na Toscana na noite do dia 2 de novembro. Crédito: reprodução redes sociais 

Portugal também foi atingido pela ventania de Ciarán, com mais de mil ocorrências registradas principalmente no norte e no centro do país até a noite de quinta-feira. Houve inúmeras quedas de árvores, diversos danos, mas sem registro de vítimas.
 
Depois de Ciarán, Domingo está à caminho
Os alertas pela atuação da tempestade Ciarán continuam em diversas partes da Europa durante esta sexta-feira e no começo do fim de semana. A situação deve melhorar em parte do continente no domingo, mas outra depressão já está sendo esperada, avisa a meteorologia.

Mapa mostra a posição e descargas elétricas geradas pela tempestade Ciarán ao leste do Reino Unido e da tempestade Domingos, no Atlântico, na manhã do dia 3 de novembro. Crédito: WINDY/Modelo ECMWF
Mapa mostra a posição e descargas elétricas geradas pela tempestade Ciarán ao leste do Reino Unido e da tempestade Domingos, no Atlântico, na manhã do dia 3 de novembro. Crédito: WINDY/Modelo ECMWF
 

A nova tempestade chamada de Domingos está prevista para entrar na Europa neste sábado, dia 4, e deverá novamente afetar o Reino Unido, a França, a Bélgica, e de forma mais branda, áreas de Portugal. O Reino Unido continua com cerca de 200 alertas de enchentes em vigor com risco de inundações inclusive pelo rio Thames em Londres.  

Os danos totais e os prejuízos causados pela tempestade Ciarán ainda serão contabilizados nos próximos dias, mas a meteorologia já classifica os ventos intensos do fenômeno entre os mais fortes enfrentados pela Europa ocidental em décadas.

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024