Siga-nos
Sexta-feira, 14 out 2022 - 09h08
Por Maria Clara Machado

Tempestade Karl vai tocar o solo do sul do México com risco de inundações

A costa sul do México se prepara para receber a tempestade tropical Karl nas próximas horas. Karl vinha ganhando força sobre as águas do Golfo do México há dois dias, enquanto se movia em direção ao continente.

A imagem de satélite mostra a posição da tempestade tropical Karl ao sul do Golfo do México na manhã do dia 14. Crédito: NOAA
A imagem de satélite mostra a posição da tempestade tropical Karl ao sul do Golfo do México na manhã do dia 14. Crédito: NOAA

Busque por outros assuntos no Painel Global!

Sul do México em atenção
Porções sul do México, entre os estados de Vera Cruz, Tabasco e Campeche, estão sob aviso de tempestade tropical com previsão de aumento da chuva que poderá levar a inundações repentinas e deslizamentos de terra.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), o centro de Karl está a menos de 200 quilômetros ao norte-noroeste da cidade Ciudad del Carmen, no estado de Campeche e a cerca de 300 quilômetros ao nordeste da cidade portuária de Coatzacoalcos, em Vera Cruz na manhã desta sexta-feira, dia 14.

A tormenta se move lentamente e deve tocar efetivamente o solo do México entre a noite de hoje e o amanhecer do sábado. Os ventos máximos sustentados chegam a 65 km/h com rajadas mais altas e o NHC não prevê um maior fortalecimento.

Ainda assim, Karl deve produzir chuvas fortes com acumulados entre 120 milímetros e 250 milímetros em áreas locais da costa de Vera Cruz e Tabasco. Os estados de Chiapas e Oxaca também estão em atenção até o domingo.

O avanço da tempestade Karl sobre o litoral deve ser seguido por um enfraquecimento gradual no fim de semana.

Os swells de Karl afetam parte do litoral mexicano nas áreas dentro do alerta nos próximos dias.

Mapa mostra a área de ifluência dos ventos produzidos por Karl. Crédito: NHC
Mapa mostra a área de ifluência dos ventos produzidos por Karl. Crédito: NHC

Temporada de furacões do Atlântico
Karl é a décima primeira tempestade tropical nomeada na temporada de furacões do Atlântico de 2022. Várias tempestades têm chegado ao continente pelo Pacífico, no lado oeste do México. Já Karl vai impactar o país pelo lado do Atlântico, sobre o Golfo do México.

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Ouça também o Podcast Como fica o Globo com o triplo evento de La Niña



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024