Siga-nos
Sexta-feira, 6 out 2023 - 09h40
Por Maria Clara Machado

Terra tem anomalias enormes e setembro de 2023 é o mais quente da história

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) e o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, órgão da União Europeia, confirmaram que o planeta terra acaba de vivenciar o mês de setembro mais quente da história. Os meses de agosto, julho e setembro bateram recordes sucessivos de calor, mostrando a piora na intensidade das alterações climáticas no globo.

Imagem ilustrativa Missoula, Montana, EUA. Pôr do sol em meio à fumaça de incêndios. Crédito: Jonathan Kamensky. divulgação instagram @wmo omm/@jonathankamensky
Imagem ilustrativa Missoula, Montana, EUA. Pôr do sol em meio à fumaça de incêndios. Crédito: Jonathan Kamensky. divulgação instagram @wmo_omm/@jonathankamensky

Os cientistas em clima vão além e observam que o ano de 2023 caminha para ser o mais quente, desde que se têm os registros meteorológicos, superando o ano de 2016, o primeiro do ranking até agora.

Você também pode se interessar pelo Podcast Os Medicanes já estão mais preocupantes?

Recordes alarmantes na terra e no mar
Setembro de 2023 bateu recorde histórico com uma alta na temperatura muito acima da média.

De acordo com os dados divulgados pelo serviço Copernicus, o mês teve uma temperatura média da superfície terrestre de 16,38°C, uma alta de 0,5°C em relação ao setembro mais quente anterior, ocorrido em 2020.

Além disso, a temperatura do planeta em setembro ficou cerca de 1,75°C acima da média do período pré-industrial entre 1850 e 1900.

Já a temperatura média da superfície do mar em setembro atingiu 20,92°C, também a mais alta já registrada para o mês e a segunda mais alta em todos os meses, atrás apenas de agosto de 2023.

Segundo a agência, a sequência prolongada de aquecimento excepcional na superfície da terra e nos oceanos é ameaçadora e demonstra a velocidade com que os gases do efeito estufa estão mudando o clima global.

Apesar do valor médio de temperatura registrado em setembro de 2023 exceder o limite de 1,5°C, estabelecido no Acordo Paris, isso não significa uma alta permanente, mas é visto como muito preocupante e alarmante.

O Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus afirma que o fenômeno El Niño atuante este ano, está potencializando o aquecimento global causado pelas emissões de gases do efeito estufa. Com a presença do fenômeno até o início de 2024, as temperaturas recordes ainda poderão continuar por meses.

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas declarou “que as anomalias de temperatura são enormes, muito maiores do que qualquer coisa que já vimos no passado”.

Relembre:

Gelo marinho na Antártida tem o menor crescimento no setembro mais quente já visto

OMM confirma os três meses mais quentes já registrados na Terra

Onda de calor faz temperatura ultrapassar os 50°C no Marrocos

Julho de 2023 é confirmado como o mês mais quente já registrado na história



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024