Siga-nos
Quarta-feira, 8 set 2021 - 09h32
Por Maria Clara Machado

Terremoto de magnitude 7.0 sacode o sudoeste do México e gera alerta de tsunami

Um violento tremor de magnitude 7.0 sacudiu o estado de Guerrero, no sudoeste do México, provocando destruição e deixando vítimas na noite de ontem. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) localizou o epicentro a 18 quilômetros a nordeste do balneário turístico de Acapulco, na costa do Pacífico, o que acabou também disparando um alerta de tsunami.

Terremoto poderoso de 7,0 magnitudes atingiu o estado de Guerrero e região na noite de ontem, dia 7. Crédito da imagem: Google/Painel Global.
Terremoto poderoso de 7,0 magnitudes atingiu o estado de Guerrero e região na noite de ontem, dia 7. Crédito da imagem: Google/Painel Global.

Alerta de tsunami
De acordo com dados do USGS, o terremoto aconteceu à 1h47UTC desta quarta-feira, dia 8, ou às 22h47 da terça-feira, pelo horário de Brasília. O epicentro foi estimado a 20 quilômetros de profundidade gerando o alerta de tsunami 10 minutos após o evento.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico de Honolulu (PTWC), emitiu alerta para possíveis ondas de tsunami para a costa do México num raio de 300 quilômetros do epicentro do terremoto. Quase duas horas depois, o alerta foi retirado sem registro de ondas altas chegando à costa mexicana.

Um medidor de nível do mar, na região do oceano em Acapulco, registrou 48 centímetros de onda acima do normal da maré em decorrência do forte abalo sísmico, segundo boletim do PTWC. Não ocorreram mais observações.

Impactos em Guerrero e pelo menos uma vítima
Vários prédios tiveram estruturas danificadas em Acapulco e foram registrados deslizamentos de terra e bloqueios de estradas em diversas partes do estado de Guerrero, a região mais impactada pelo tremor.

Agências internacionais relataram a morte de um rapaz de 19 anos no estado de Guerrero.

Moradores da Cidade do México, a capital, que fica a cerca de 370 quilômetros de Acapulco, também sentiram o forte abalo e assustados foram para as ruas no meio da noite. Os alarmes soaram na cidade, prédios balançaram, houve corte de energia elétrica, mas não houve relatos de maiores danos.

Mais sobre o evento
Desde 1979, mais de 8500 tremores ocorreram em um raio de 700 quilômetros ao redor do epicentro do evento principal desta terça-feira. Mais próximo, em torno de 100 quilômetros, foram observados 825 eventos, segundo dados e estatísticas levantadas pelo USGS.

Dois grandes terremotos atingiram o México em setembro de 2017 e um tremor de 8.0 magnitudes deixou um saldo de 9500 mortos na Cidade do México e arredores em 1985.

O México está localizado na borda das placas tectônicas de Cocos e norte-americana, que se encontram na costa de Oxaca e Chiapas, no sudoeste mexicano. O atrito entre as duas placas tectônicas é responsável por tremores nesta região.

Acompanhe todos os tremores que estão acontecendo em tempo real ao redor do globo no Boletim Sísmico do Painel Global!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024