Siga-nos
Terça-feira, 23 jan 2024 - 09h31
Por Maria Clara Machado

Terremoto intenso de 7.0 atinge fronteira da China com Quirguistão

Um intenso terremoto de magnitude 7.0 atingiu a fronteira oeste da China com a República do Quirguistão, na Ásia Central, na madrugada desta terça-feira, hora local. A baixa profundidade do sismo favoreceu a destruição em pelo menos cinco aldeias com um saldo de diversos feridos. O abalo sísmico aconteceu 24 horas após um grave deslizamento em Yunnan também com dezenas de vítimas.

Mapa indica localização de terremoto de 7.0 magnitudes ocorrido na China no dia 22 de janeiro. Crédito: Painel Global/GoogleMaps
Mapa indica localização de terremoto de 7.0 magnitudes ocorrido na China no dia 22 de janeiro. Crédito: Painel Global/GoogleMaps

Você também pode se interessar pelo Podcast O uso da Inteligência Artificial no monitoramento de Icebergs e Terremotos

O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou o sismo às 18:09 UTC do dia 22 de janeiro, com epicentro localizado a 129 quilômetros a oeste-noroeste de Aykol, na região chinesa de Xinjang, a uma profundidade estimada em apenas 13 quilômetros.

O terremoto também foi sentido nos países vizinhos Quirguistão e Cazaquistão, mas não há informações de vítimas.

Horas seguintes de muitas réplicas
Até agora, 40 réplicas, com maior magnitude de 5.3, foram reportadas pela agência chinesa. Já o USGS registrou 17 tremores secundários até o início da manhã desta terça-feira, dia 23 (noite na hora local), variando de 4.3 a 5.6 magnitudes.

No último dia 19 de dezembro, um terremoto de magnitude 6.2 atingiu as províncias de Gansu e Qinghai, uma região montanhosa no noroeste da China, danificando milhares de casas e deixando um saldo de 149 mortos e outros 230 feridos.

Acompanhe em tempo real as réplicas que estão ocorrendo na China

Terremoto acontece 24h após grave deslizamento no sudoeste da China
O terremoto do dia 22 aconteceu cerca de 24 horas após a China enfrentar outro grave desastre natural no sudoeste do país.

Um deslizamento de terra na pequena cidade de Liangshui, na província de Yunnan deixou 25 mortos na manhã de segunda-feira (hora local). Ainda são mais de 30 desaparecidos e os trabalhos de resgate com centenas de socorristas continuam em meio à neve e temperaturas abaixo de zero.

A região remota é formada por uma cadeia de montanhas e tem histórico de deslizamentos. A agência estatal Xinhua informou que pelo menos 18 casas foram soterradas e mais de 500 pessoas evacuadas às pressas.

Relembre:
Buscas por sobreviventes em terremoto na China segue em meio a temperatura negativa

Acesse também:
Terremoto no Acre de magnitude 6.6 foi tão forte quanto sismo de dois anos atrás



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024