Siga-nos
Segunda-feira, 22 jan 2024 - 08h40
Por Maria Clara Machado

Terremoto no Acre de magnitude 6.6 foi tão forte quanto sismo de dois anos atrás

O Acre foi palco de mais um intenso abalo sísmico, acima de magnitude 6.0, num intervalo de menos de dois anos. O terremoto está entre os mais intensos das medições do Brasil e ocorreu no sábado, atingindo magnitude 6.6, com epicentro no município de Tarauacá, no noroeste do Acre, Região Norte, validado por redes de monitoramento do país e o USGS.

Mapa indica epicentro do intenso tremor registrado no Acre no dia 20. Crédito: Painel Global
Mapa indica epicentro do intenso tremor registrado no Acre no dia 20. Crédito: Painel Global

Acompanhe em tempo real todos os sismos registrados ao redor do globo aqui

O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou o sismo perto da fronteira com o Peru, a uma profundidade estimada em 614 quilômetros, às 21:31 UTC, 18h31, horário de Brasília, no dia 20.

A Rede Sismográfica Brasileira também detectou o terremoto e informou a magnitude de 6.5.

Caso o tremor tivesse ocorrido em baixa profundidade, o potencial destruidor teria sido extremamente alto. Entretanto, por ter sido um evento de grande profundidade, o abalo não foi sentido nas áreas de superfície, assim como não provocou quaisquer danos ou vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros do Acre.

Maiores tremores do Brasil
Outro tremor de intensidade semelhante foi registrado na mesma região em 7 de junho de 2022, pela Rede Sismográfica do Brasil. Tarauacá registrou um sismo também de 6.5 magnitudes a uma profundidade de 621 quilômetros.

Mais um abalo intenso, de magnitude 6.2, foi registrado no Brasil, em 31 de janeiro de 1955 na Serra do Tombador, no estado de Mato Grosso.

Os tremores de terra nas proximidades da fronteira do Brasil com o Peru são comuns, mas na maioria das vezes ocorrem em grande profundidade. A costa oeste da América do Sul está na divisão de duas placas tectônicas: a placa de Nazca e a placa sul-americana.

Acesse também:
Terremoto intenso de 7.0 atinge fronteira da China com Quirguistão

Você também pode se interessar pelo Podcast O uso da Inteligência Artificial no monitoramento de Icebergs e Terremotos



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024