Siga-nos
Quinta-feira, 14 jul 2022 - 08h55
Por Maria Clara Machado

Várias trombas d água surgem simultaneamente na costa da Finlândia

Uma imagem curiosa foi flagrada por funcionários da Guarda Costeira da Finlândia sobre o Mar Báltico, no extremo norte da Europa, esta semana. Várias trombas d’água surgiram simultaneamente em um momento espetacular e curioso.

Trombas d’água foram flagradas sobre o Mar Báltico, na costa sudoeste da Finlândia, esta semana. Crédito: Guarda Costeira da Finlândia/twitter @meriraja
Trombas d’água foram flagradas sobre o Mar Báltico, na costa sudoeste da Finlândia, esta semana. Crédito: Guarda Costeira da Finlândia/twitter @meriraja

Os relatos foram de que sete trombas d’água se formaram o mesmo tempo sobre o mar, entre as cidades de Kustavi e Pyhamaa, na costa sudoeste da Finlândia, no fim de semana. A foto foi tirada por um membro da LSMV, em North Aland, e divulgada no twitter oficial da Guarda Costeira.

A nuvem funil giratória se forma a partir de uma nuvem de tempestade, como as que geram tornados, mas a tromba d’água fica sobre o mar. Quando o fenômeno toca a superfície da água, em geral, não produz efeitos catastróficos, a não ser que haja alguma embarcação muito próxima.

Apenas se a tromba d’água conseguir avançar para a costa e tocar o solo passa a ser um tornado.

De acordo com o Instituto Meteorológico Finlandês, para um a tromba d’água se formar os ventos no interior da nuvem precisam adquirir velocidade de pelo menos 18m/s.

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024