AGRADECIMENTOS

Agradecemos a todos os colaboradores do Painel Global que têm tornado possível a continuidade do nosso trabalho, permitindo que os conteúdos permaneçam gratuitos e acessíveis a todos.

Nosso Muito Obrigado!

A campanha continua. Colabore também. Clique aqui.

Terça-feira, 14 jul 2020 - 14h42
Por Maria Clara Machado

Ventania lembra um tornado e assusta moradores em São Luís

Ventos assustadores atingiram o bairro de Forquilha, em São Luís, no Maranhão, durante uma tempestade no início da tarde da segunda-feira. Placas de alumínio e telhados voaram, vidros foram estilhaçados, árvores e postes caíram com a força dos ventos.

Queda de árvores em Forquilha, em São Luís, durante tempestade nesta terça-feira. Crédito: Divulgação Prefeitura de São Luís.
Queda de árvores em Forquilha, em São Luís, durante tempestade nesta terça-feira. Crédito: Divulgação Prefeitura de São Luís.

Segundo relatos dos moradores, esta não é a primeira vez que a chuva vem muito forte com redemoinhos de vento neste mês, o que lembraria um tornado.

Casa destelhada pela força dos ventos em São Luís na terça-feira. Crédito: Divulgação Prefeitura de São Luís.
Casa destelhada pela força dos ventos em São Luís na terça-feira. Crédito: Divulgação Prefeitura de São Luís.

Apesar dos estragos causados pela ventania, a Defesa Civil não divulgou qualquer nota se tratando de um tornado. Um redemoinho de vento precisa tocar o solo para ser denominado tornado. Baseado nos estragos causados pelos ventos normalmente se classifica a força do evento.

Imagens gravadas por câmeras de celulares e divulgadas em redes sociais mostram vários objetos voando por causa da ventania em São Luís. Foram rajadas de vento que possivelmente passaram dos 80 km/h. As redes de distribuição de energia elétrica foram severamente afetadas na região.

Veja algumas imagens divulgadas:

Segundo o Laboratório de Meteorologia da Universidade do Maranhão, a ventania pode ter sido resultado de um fenômeno chamado tesoura de vento ou cisalhamento, que é algo localizado. Normalmente uma mudança repentina na direção e velocidade do vento pode ocorrer associada às nuvens de tempestade (do tipo cumulonimbus). São ventos intensos com potencial para causar estragos.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020