Siga-nos
Terça-feira, 13 dez 2022 - 08h41
Por Maria Clara Machado

Vulcão Láscar continua em alerta amarelo no Chile

O vulcão Láscar entrou em erupção na tarde do último sábado e apesar da diminuição da atividade permanece em alerta amarelo pelo Serviço Nacional de Geologia e Minério do Chile (SERNAGEOMIN). A montanha lançou uma coluna eruptiva de cinzas de 6 mil metros de altitude.

Imagem por webcam do vulcão Láscar no amanhecer do dia 13. Apesar da diminuição da atividade, a montanha permanece em alerta amarelo. Crédito: Divulgação SERNAGEOMIN
Imagem por webcam do vulcão Láscar no amanhecer do dia 13. Apesar da diminuição da atividade, a montanha permanece em alerta amarelo. Crédito: Divulgação SERNAGEOMIN

Confira aqui como estão as últimas atividades vulcânicas ao redor do globo!

Segundo as informações atualizadas do SERNAGEOMIN, o vulcão Láscar mantém sua sismicidade em níveis baixos de energia, com desgaseificação esbranquiçada em baixa altitude na manhã desta terça-feira, dia 13, após o pulso eruptivo do fim de semana.

Estações de monitoramento do SERNAGEOMIN registram a atividade vulcânica do Láscar no início da tarde do dia 10 de dezembro, quando uma forte erupção lançou uma nuvem cogumelo de cinzas.

A coluna eruptiva, com materiais sólidos e gases quentes, alcançou violentamente cerca de 6 mil metros de altura e o Centro de Avisos de Cinzas Vulcânicas (VAAC) de Buenos Aires chegou a emitir alertas para a aviação em razão do material vulcânico, que estava sendo espalhado na atmosfera no sentido sudoeste.

O nível de alerta da montanha passou então, de verde para amarelo e um perímetro de segurança num raio de 5 quilômetros do vulcão foi estabelecido emergencialmente.

Imagem por webcam do vulcão Láscar em erupção na tarde do dia 10 de dezembro. Crédito: SERNAGEOMIN
Imagem por webcam do vulcão Láscar em erupção na tarde do dia 10 de dezembro. Crédito: SERNAGEOMIN

Alerta amarelo
O SERNAGEOMIN mantém o alerta amarelo no vulcão Láscar ao lado do Vulcão Villarica e o complexo vulcânico Nevados do Chile.

A energia sísmica do vulcão VillaRica, na região de Los Rios, sul do Chile, continua aumentando ligeiramente apresentando incandescência esbranquiçada de baixa altitude e desgaseificação, divulgou o SERNAGEOMIN esta terça-feira.

Imagem por webcam do vulcão Villarica dia 13 de dezembro. Crédito: SERNAGEOMIN
Imagem por webcam do vulcão Villarica dia 13 de dezembro. Crédito: SERNAGEOMIN

Cinzas do Láscar chegaram ao Brasil no passado
O vulcão Láscar fica em área desértica, a apenas 30 quilômetros da cidade povoada de Talabre, região de Antofogasta, no Atacama, norte do Chile.

A montanha tem 5592 metros de altura e é um dos vulcões mais ativos do país. No topo do vulcão, existem seis crateras e a central está ativa.

O Láscar registrou pulsos eruptivos semelhantes ao recente nos anos de 2006 e 2015 e sua última grande erupção aconteceu em abrir de 1993, quando as cinzas atravessaram a América do Sul chegando ao céu do Rio Grande do Sul, no Brasil.

Uma fina camada de cinzas cobriu carros, telhados e a vegetação em várias partes do estado e o evento foi manchete em jornais da época.

Acesse também:

Vulcão de Fogo dá sinais de calmaria após erupção na Guatemala

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024