Siga-nos
Terça-feira, 6 dez 2022 - 10h13
Por Maria Clara Machado

Vulcão Stromboli entra em atividade no sul da Itália e provoca onda de tsunami

A forte atividade do vulcão na ilha de Stromboli, no sul da Itália, no último domingo, foi repentina e chegou a provocar uma onda de tsunami. Dias antes a montanha vinha apresentando sinais de baixa atividade, segundo as observações do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV).

Vulcão na Ilha de Stromboli entrou em forte atividade no domingo, dia 4 de dezembro, lançando rochas e fluxos de lava em direção ao mar. Crédito: INGV
Vulcão na Ilha de Stromboli entrou em forte atividade no domingo, dia 4 de dezembro, lançando rochas e fluxos de lava em direção ao mar. Crédito: INGV

O INGV relatou que uma onda de cerca de um metro e meio foi provocada na costa da ilha Stromboli após uma intensa atividade do vulcão durante à tarde.

Sirenes de alerta chegaram a ser acionadas na ilha pelas autoridades, mas não houve registro de nenhuma vítima em decorrência da erupção do Stromboli. Escolas foram fechadas por precaução durante a segunda-feira.

Como aconteceu a erupção
A partir das 14h UTC começou a se observar um aumento na amplitude do tremor vulcânico na ilha Stromboli. Alguns minutos depois ocorreu um transbordamento de lava simultaneamente a uma intensa atividade explosiva na área norte da cratera do vulcão.

Ainda na sequência, uma explosão mais intensa foi registrada na área centro-sul da cratera gerando pequenos colapsos de material em parte da borda do setor Norte.

A atividade prosseguiu durante a tarde e produziu uma grande quantidade de cinzas, que chegaram a bloquear temporariamente a visão do cume, mas depois o material acabou dispersado pelos ventos fracos de sudoeste, de acordo com as informações do INGV.

Os chamados fluxos piroclásticos, que misturam gás quente, cinzas e pedras lançados em alta velocidade numa erupção vulcânica, se espalharam durante a atividade do Stromboli até atingirem a costa do litoral por volta das 16h UTC criando, então, uma anomalia no nível do mar, constatada pelo monitoramento do Instituto italiano.

Imagem aérea capturada pela Guarda Costeira da Itália mostra os fluxos piroclásticos encontrando o mar na Ilha Stromboli no dia 4 de dezembro. Crédito: Guarda Costeira da Itália
Imagem aérea capturada pela Guarda Costeira da Itália mostra os fluxos piroclásticos encontrando o mar na Ilha Stromboli no dia 4 de dezembro. Crédito: Guarda Costeira da Itália

Você também pode se interessar pelo Podcast Como o som pode ajudar na previsão de erupções vulcânicas

Stromboli continua em atividade
Na segunda-feira o INGV atualizou as informações sobre o Stromboli. O fluxo de lava que começou no domingo continua sendo alimentado e atinge a área costeira da ilha. A lava escorre de uma rachadura eruptiva que se abriu na área Norte da cratera. Ainda estão ocorrendo algumas explosões mais modestas e as cinzas estão mais diluídas se dispersando rapidamente na atmosfera.

Confira aqui como estão as últimas atividades vulcânicas ao redor do globo!

Antes da explosão
No último boletim emitido pelo INGV no dia 29 de novembro, o Stromboli apresentava atividade de respingos de lava com intensidade baixa de explosões na área Norte da cratera e média intensidade na área centro-sul da cratera.

Já os parâmetros de observações sismológicas e de deformações do solo estavam dentro da normalidade. O fluxo de dióxido de enxofre (SO2) apresentava nível médio e o fluxo de gás carbônico (CO2) valores médios a altos.

Ainda observações feitas por satélite mostraram uma atividade térmica na área do cume do vulcão considerada baixa no final de novembro.

O vulcão Stromboli é um dos mais ativos da Itália e faz parte das sete ilhas Eólias, na região da Sicília. A montanha possui predominantemente erupções do tipo explosiva estromboliana com três crateras ativas. O início da sua atividade eruptiva é datada aproximadamente há 200 mil anos.

Acesse também:

Fluxo de lava do vulcão Mauna Loa está cada vez mais perto de Rodovia no Havaí



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024