Anônimo    Athenas , Frankfurt ,SP - SP em 19/06 - 17h41   
Um dos problemas que afetam os Monumentos Históricos ao redor do Mundo é a chuva ácida...

[Ver site]

Anônimo Athenas , Frankfurt ,SP-SP comentou em 20/06 - 05h17
Bom dia a todos do PG! Oi Sandra, li seu coment, vi as fotos, mas esqueci de ver o link!...entendo essa problemática social e ambiental, o mesmo acontece em muitos países fora do Brasil tbm, portanto, nós brasileiros náo somos os únicos, e ainda bem que um início já existe...é a semente!!

Jorge, quando vc falou em tintas especiais, achei que era algo inovador muito recente...rs!...entendi e já adquiri uma delas com certeza aí no Brasil, contra corrosáo, sol, chuva..etc. Inclusive tbm, saindo um pouco do assunto chuva ácida, comprei uma tinta com alta concentraçáo de chumbo para pintar a sala de Radiologia ( isso adquiri em loja especializada para produtos de saúde).

Abraços a toda patotinha do PG!^^

Anônimo Santos-SP comentou em 19/06 - 22h02
Mary, esse isntituto que deixei o link é um dos... isso é antigo. Existem planos habitacionais de reurbanização, gente é retirada e vão morar nesses prédios, ali perto... Tem gente que sai e outros que entram. É uma situação muito complicada, pois existem muitos interesses diferentes dos ambientais envolvidos. Imagina, 30 mil pessoas... é um problema macro de ocupação indevida de solo. Depois quando acabar a faixa de areia na praia e a água invadir o asfalto, vão culpar o aquecimento Global... Com certeza ele é um vilão, mas não o único.
Anônimo Porto Alegre-RS comentou em 19/06 - 21h32
Mary..Tintas com estas propiedades já sao encontradas em diversas lojas especializadas,todas com preços bem elaborados sobre os custos e beneficios, pra tu teres uma ideia..aqui no Brasil qse todas as Marcas ja estao adequadas a estas caracteristicas (é claro sao tintas especiais e devem ser solicitadas na hora da compra..) mas nada que vá assustar no preço..Alem disto contra chuvas acidas aonde o valor alcalino é superior ao normal tbem podemos contar com aditivos,vernizes,e compostos quimicos de elevada tecnologia aplicada na parte estrutural da edificação..Sao produtos que dao mais robustez e durabilidade as estruturas metalicas bem como no material usado na construção (tijolos,massas,misturas areia e fibras,)Sei Mary q as chuvas acidas sao muito prejudiciais as construções mas como disse estamos qse lá no quesito prevenção/construção/e durabilidade..Um Abraço pra ti..
Anônimo Santos-SP comentou em 19/06 - 21h32
Denise, não discordo de vc quanto a educação. Porém, faz anos e anos que escuto isso, que vejo pessoas tentando... Ufa... São conceitos difíceis de serem assimilados por uma maioria e por outro lado parece que a Educação virou a tábua de salvação de tudo. Ando refletindo muito sobre isso, porque existe uma diferença grande entre cultura e educação.. vixe... mas isso não é discussão para esse espaço.rs.. e renderia milhões de letrinhas. Então, descomplicando, a maioria sabe o que não deve fazer e o porque e faz. Por isso, como disse acima no teu post, fico feliz porque vejo mais pessoas pensando e agindo diferente. Só o exemplo, uma força de ação contrária a essas é que pode mudar alguma coisa.
Anônimo Athenas , Frankfurt ,SP-SP comentou em 19/06 - 21h15
Olá Denise, concordo com vc ^^!... Sandra, essa informaçáo sobre os mangues é de muita importância, existe algum grupo ou associaçáo pró-mangue em Santos ou regiáo? ...Jorge que bom saber dessas novidades! A compra dessas tintas atualmente sáo sómente para grandes construçóes, ou já sáo acessíveis a todos?....Olá Ronaldo!^^
Anônimo São Paulo-SP comentou em 19/06 - 20h47
Oi Mary, Jorge, Sandra e Ronaldo.. realmente, muito triste, tanto os danos causados pela chuva ácida, quanto da depredação do manguezal, particularmente, continuo acreditando q a maior parte das soluções de todos esses problemas viria através da educação. Uma forma didática de conscientização de que tudo está interligado e de que fazemos parte do todo (tipo o vídeo q postei acima). O poder público também precisa estar ciente de sua responsabilidade e arregaçar as mangas de forma efetiva para ajudar. Enfim.. muito trabalho à ser feito..rs.

P.S. Sua foto do mangue é linda Sandra. Obrigada por compartilhá-la. Bjs a todos.

Anônimo Porto Alegre-RS comentou em 19/06 - 19h46
OI Mary Boa Noite..Sem duvida, as chuvas acidas são um grande problema para a construção civil tbem..Hoje já dispomos de alguns subterfúgios..Que são tintas especiais a base de polímeros(compostos químicos de elevada massa molecular)que mantem caracteristicas importantes no combate de mofo,maresia e exposições solares por tempo indeterminado(tintas para paredes de fachada externa..) são tintas especiais com as propiedades da borracha e com poder de vedação por indução em possíveis rachaduras ou fissuras impedindo a penetração da água e desta forma mantendo a parede (seja de madeira.concreto ou similares)seca e em seu estado natural de termo resistência..ou seja a tinta é Hidrorepelente..Fora isto hoje as industrias quimicas tbem mantem uma constante pesquisa sobre pigmentos com propiedades de resitencia aos raios ultra-violeta.Sei que em muitas vzs toda a tecnologia química empregada nas tintas não são suficientes para combeter as chuvas acidas(até por que elas “Chuvas Acidas”..) tbem alterao suas propias propiedades (condição de poder de acidez)..mas acredite estamos qse lá..Um abraço Mary..
Anônimo Santos-SP comentou em 19/06 - 19h42
AH, tenho outras fotos mas não dá para ficar colocando aqui..rs Mas para ver como é grave essa situação, vou deixar uma reportagem da Record exibida em janeiro de 2011. Bem recente. Esse é um aasunto com o qual convivo há anos. Esse trabalho que fiz foi em 95, um documentário sobre os mangues, mostrava que a maioria das pessoas na Baixada Santista nem sabiam o que é mangue, ligando esse nome a um local onde tem favelas e não a uma planta, muito menos a um ecossistema.
Link

Anônimo Santos-SP comentou em 19/06 - 19h18
Complicado isso. Lembrei que fiquei de postar aqui foto do mangue que tirei quando fiz um trabalho. Hoje, finalmente consegui digitalizar. É bomlembrar que os mangues são "a espinha dorsal das costas dos oceanos tropicais", importantíssimo para a biosfera do oceano global e fornecem mais de 10 por cento do carbono orgânico dissolvido fornecido ao oceano a partir da terra. Muitas praias que estão sumindo do mapa, é devido ao estrago que se fez nesse ambiente. Aqui na Baixada Santista a questão é gravíssima, pois além da poluição natural que vem sofrendo nas últimas décadas, tem a questão do aterro e população que vive nas palafitas (cerca de 30 mil). Ao lado deixo uma foto que fiquei devendo para a Meire e todos e aqui tem um link do Instituto EcoFaxina [Ver site]
Anônimo - comentou em 19/06 - 18h46
Uma conseqüência terrível...













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade