Vulcão Ambae (Vanuatu)
02 Jan 2025Em 26 de setembro, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD) relatou que as emissões de vapor e gás das aberturas ativas em Ambae estavam em andamento durante o mês anterior, o conteúdo de cinzas não foi confirmado. As observações foram baseadas em imagens de webcam e satélite e observações de campo. Dados sísmicos também confirmaram a agitação em andamento. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 0 a 5), e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km ao redor das aberturas ativas no Lago Voui, e longe de drenagens durante chuvas fortes.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD)
Em 27 de junho, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD) informou que as emissões de vapor e gás das fontes ativas em Ambae estavam em andamento durante o mês anterior, com base em imagens de webcam e de satélite e observações de campo. Os dados sísmicos também confirmaram a agitação contínua. As emissões continham cinzas e dióxido de enxofre entre 29 e 30 de junho, com base em dados de satélite. De acordo com Wellington VAAC, as plumas de cinzas subiram km (8.000-11.000 pés) de altitude e derivaram para E, NE, W e NW. Moradores relataram queda de cinzas em áreas na direção do vento. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (numa escala de 0 a 5), e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km ao redor das fontes ativas no Lago Voui, e longe das drenagens durante chuvas fortes. Fontes: Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD), Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Wellington (VAAC)
Em 30 de maio, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD) informou que as emissões de vapor e gás das fontes ativas em Ambae estavam em andamento com base em imagens de webcam e de satélite. Os dados sísmicos também confirmaram a agitação contínua. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (numa escala de 0 a 5), e o público foi alertado para permanecer fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km ao redor das fontes ativas no Lago Voui, e longe das drenagens durante chuvas fortes.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD)
Em 4 de dezembro, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD) informou que as emissões de vapor e gás em Ambae estavam em andamento com base em imagens de satélite. De acordo com Wellington VAAC, uma erupção produziu uma nuvem de cinzas visível em imagens de satélite às 12h40 do dia 11 de dezembro que subiu para 4,3 km (14.000 pés) de altitude e derivou para NE. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (numa escala de 0 a 5) e o público foi alertado para permanecer fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km ao redor das fontes ativas no Lago Voui, e longe das drenagens durante chuvas fortes.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD)
Em 28 de Setembro, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD) informou que as emissões de vapor e gás em Ambae estavam em curso com base em imagens de satélite. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (numa escala de 0 a 5) e o público foi alertado para permanecer fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km ao redor das fontes ativas no Lago Voui, e longe das drenagens durante chuvas fortes.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD)
Em 27 de abril, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD) informou que o cone no Lago Voui de Ambae continuou a produzir emissões consistindo de vapor, gases vulcânicos e cinzas. Sismos vulcânicos foram registados pela rede sísmica. A atividade se intensificou durante 5-7 de abril e foi caracterizada por nuvens mais altas de vapor, gás e cinzas e incandescência noturna do cone crescente. Os fluxos de lava da abertura viajaram N para um pequeno lago de água, preenchendo-o. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (numa escala de 0-5) e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km ao redor das aberturas ativas no Lago Voui e longe das drenagens durante chuvas fortes. Fontes: Vanuatu Meteorology and Geo-Hazards Department (VMGD), Wellington Volcanic Ash Advisory Center (VAAC)
Vanuatu Meteorology and Geo-Hazards Department (VMGD) relatou que às 0730 do dia 19 de abril uma pluma composta por vapor, dióxido de enxofre e cinzas subiu 695 m acima do cume de Ambae e flutuou E e SE, com base em uma imagem de uma webcam localizada a 22 km NE na ponta NE da Ilha Ambae, em Saratamata. O Nível de Alerta manteve-se em 2 (numa escala de 0-5) e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km em torno das fontes ativas no Lago Voui, e longe das drenagens durante chuvas fortes. Fonte: Vanuatu Meteorology and Geo-Hazards Department (VMGD)
O cone no Lago Voui de Ambae continuou a produzir emissões consistindo de vapor, gases vulcânicos e cinzas que flutuaram a favor do vento entre 5 e 7 de abril, com base em relatórios do Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD) e avisos do Wellington VAAC . Em 5 de abril, plumas intermitentes de baixo nível de gás e cinzas subiram até 2,5 km acima da borda da cratera e flutuaram W e SW. Uma forte explosão seguida por uma emissão de cinzas escuras foi possivelmente relatada. As imagens da webcam de 2100 mostraram incandescência acima da cratera e refletidas nas nuvens. Emissões intermitentes de gás e vapor e gás e cinzas foram visíveis em 7 de abril. As plumas subiram cerca de 3 km acima da borda da cratera e derivaram E. As imagens da webcam durante 0107-0730 em 7 de abril mostraram emissões contínuas de cinzas. O Nível de Alerta manteve-se em 2 (numa escala de 0-5) e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km em torno das fontes ativas no Lago Voui, e longe das drenagens durante Chuva forte. Fontes: Vanuatu Meteorology and Geo-Hazards Department (VMGD), Wellington Volcanic Ash Advisory Center (VAAC)
Em 30 de março, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD) informou que o cone no Lago Voui de Ambae continuou a produzir emissões consistindo de vapor, gases vulcânicos e possivelmente cinzas ocasionais que flutuavam na direção do vento. Sismos vulcânicos foram registados pela rede sísmica. De acordo com o Wellington VAAC, uma nuvem de cinzas de baixo nível subiu para uma altitude de 2,4 km com base em imagens de satélite em 5 de abril. O Nível de Alerta manteve-se em 2 (numa escala de 0-5) e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km em torno das fontes ativas no Lago Voui, e longe das drenagens durante chuvas fortes.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD), Wellington VAACFontes: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD),Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Wellington (VAAC)
Em 23 de fevereiro, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD) informou que o cone no Lago Voui de Ambae continuou a produzir emissões consistindo de vapor, gases vulcânicos e possivelmente cinzas ocasionais que flutuavam na direção do vento. Sismos vulcânicos foram registados pela rede sísmica. O Nível de Alerta manteve-se em 2 (numa escala de 0-5) e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km em torno das fontes ativas no Lago Voui, e longe das drenagens durante chuvas fortes. Fonte: Vanuatu Meteorology and Geo-Hazards Department (VMGD)
Em 15 de novembro, o Vanuatu Meteorology and Geo-Hazards Department (VMGD) informou que, em aproximadamente 1300 dados de satélite mostraram uma grande emissão de dióxido de enxofre de Ambae. A sismicidade também aumentou ligeiramente. Residentes nas partes sul e norte da ilha relataram um forte cheiro de gás dióxido de enxofre e ouviram explosões. O Nível de Alerta manteve-se em 2 (numa escala de 0-5) e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km em torno das fontes ativas no Lago Voui, e longe das drenagens durante chuvas fortes. Fonte: Vanuatu Meteorology and Geo-Hazards Department (VMGD)
Em 31 de agosto, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD) informou que o cone no Lago Voui de Ambae continuava a produzir emissões consistindo de vapor, gases vulcânicos e possivelmente cinzas ocasionais. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 0-5) e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km ao redor das aberturas ativas no Lago Voui, e longe de drenagens durante chuvas fortes.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD)
Em 27 de maio, o Vanuatu Meteorology and Geo-Hazards (VMGD) informou que o cone no Lago Voui de Ambae continuava a produzir vapor e emissões de cinzas. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 0-5) e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km ao redor das aberturas ativas no Lago Voui, e longe de drenagens durante chuvas fortes.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD)
Em 28 de abril, o Vanuatu Meteorology and Geo-Hazards (VMGD) informou que o cone no Lago Voui de Ambae continuou a produzir emissões de vapor e cinzas. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 0-5) e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km ao redor das aberturas ativas no Lago Voui, e longe de drenagens durante chuvas fortes.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD)
Em 24 de fevereiro, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD) informou que as explosões no cone no Lago Voui de Ambae continuaram a produzir vapor e emissões de cinzas. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 0-5) e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo definida como um raio de 2 km ao redor das aberturas ativas no Lago Voui e longe de drenagens durante chuvas fortes .Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD)
Em 18 de fevereiro, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD) informou que o cone no Lago Voui de Ambae continuou a crescer e produzir emissões de vapor, gás e cinzas. As imagens da webcam mostraram emissões de cinzas subindo para 3 km (10.000 pés) de altitude e flutuando para WSW no dia anterior, de acordo com o Wellington VAAC. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 0-5) e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo definida como um raio de 2 km ao redor das aberturas ativas no Lago Voui e longe de drenagens durante chuvas fortes .Fontes: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD), Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Wellington (VAAC)
Em 5 de fevereiro, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD) informou que o cone no Lago Voui de Ambae continuou a crescer e produzir emissões de vapor, gás e cinzas. Imagens de duas webcams (em Saratamata, Ilha Ambae e em Enar, Ilha Pentecostes) mostraram as plumas subindo acima do cume e flutuando S e SE. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 0-5) e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo definida como um raio de 2 km ao redor das aberturas ativas no Lago Voui e longe de drenagens durante chuvas fortes .Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD)
Em 27 de janeiro, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD) informou que o cone no Lago Voui de Ambae continuou a crescer e produzir emissões de vapor e cinzas. Pequena queda de cinzas foi relatada em áreas a favor do vento, inclusive em aldeias locais. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 0-5) e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo definida como um raio de 2 km ao redor das aberturas ativas no Lago Voui e longe de drenagens durante chuvas fortes .Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD)
O Departamento de Meteorologia e Geocorriscos de Vanuatu (VMGD) declarou que as plumas de cinzas e gás de Ambae recentemente se tornaram mais perceptíveis e que os residentes relataram pequenas quedas de cinzas nos telhados e nas plantações. Imagens da webcam mostraram plumas de cinzas à deriva ENE em 1730 e 1830 em 2 de janeiro. Às 6h do dia 3 de janeiro, uma pluma de cinzas e vapor subiu 5 km, embora apenas a parte inferior da pluma contivesse cinzas. Às 07h30 do mesmo dia, uma nuvem de cinzas subiu quase 1,6 km. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 0-5) e o público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo definida como um raio de 2 km ao redor das aberturas ativas no Lago Voui e longe de drenagens durante chuvas fortes . Fonte: Departamento de Meteorologia e Geo-Riscos de Vanuatu (VMGD)
O Departamento de Meteorologia e Geo-Riscos de Vanuatu (VMGD) elevou o Nível de Alerta para Ambae para 2 (em uma escala de 0-5) em 27 de dezembro, observando a confirmação de um cone que se acumulou no Lago Voui e aumentando a atividade. Um respiradouro no lago estava emitindo vapor e gases e ejetando tefra úmida acima da superfície do lago desde 5 de dezembro. O público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo definida como um raio de 2 km ao redor das aberturas ativas no Lago Voui e longe de drenagens durante chuvas fortes. Fonte: Departamento de Meteorologia e Geo-Riscos de Vanuatu (VMGD)
O Departamento de Meteorologia e Geo-Riscos de Vanuatu (VMGD) relatou que as emissões de vapor eram visíveis, aumentando em média 250 m do Lago Voui de Ambae durante 5 a 7 de dezembro. Uma imagem estática de vídeo obtido de um avião mostrou água marrom em torno de um cone ativo e crescente que ejetava a tefra úmida a menos de 10 m acima da superfície do lago. O Nível de Alerta permaneceu em 1 (em uma escala de 0-5) e o público foi alertado para ficar fora da Zona de Perigo definida como um raio de 2 km em torno das aberturas ativas 2017-2018 no Lago Voui e longe de drenagens durante chuvas fortes. Fonte: Departamento de Meteorologia e Geo-Riscos de Vanuatu (VMGD)
O Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD) reduziu o nível de Alerta para Ambae para 1 (em uma escala de 0 a 5) em 23 de setembro, observando que as observações de campo em 12 de agosto e os dados de monitoramento contínuos sugeriram que a atividade havia diminuído e era estável.
O público foi avisado para ficar fora da Zona de Perigo, definida como um raio de 2 km em torno dos respiradouros ativos de 2017-2018 no Lago Voui.
Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD)
Os relatórios vulcânicos são atualizados semanalmente.