Vulcão Ambrym (Vanuatu)
05 Jun 2024Em 25 de Abril, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD) informou que pequenas emissões de vapor fumarólico estavam em curso em ambas as crateras Benbow e Marum de Ambrym. Uma imagem de satélite de 20 de abril mostrou pequenas quantidades de emissões de gases. A incandescência em Marum foi visível à noite entre 20 e 21 de Abril e uma anomalia térmica de intensidade baixa a moderada foi identificada numa imagem de satélite em 23 de Abril. Os dados sísmicos também confirmaram a agitação contínua. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (numa escala de 0 a 5). O VMGD alertou o público para ficar fora da Zona de Perigo Permanente A, definida como um raio de 1 km ao redor da Cratera Benbow e um raio de 2 km ao redor da Cratera Marum, e para ficar a 500 m de distância das rachaduras no solo criadas pelo ataque de dezembro de 2018. erupção.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD)
O Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD) informou que às 22h17 do dia 13 de janeiro uma erupção começou na cratera Benbow de Ambrym com base em webcam e dados sísmicos. A erupção foi caracterizada por uma forte explosão, intensa incandescência na cratera e emissões de gás e vapor. O Nível de Alerta foi elevado de 1 a 3 (em uma escala de 0 a 5) e o público deve ficar a 2 km da Cratera Benbow e a 4 km da Cratera Marum, além de ficar a 500 m de distância das fissuras do solo criado pela erupção de dezembro de 2018. As emissões de dióxido de enxofre medidas através de dados de satélite foram de 1.116 toneladas por dia em 14 de janeiro. A atividade diminuiu entre 15 e 17 de janeiro com base em imagens de webcam, dados sísmicos e observações de campo. As emissões de gás, vapor e cinzas diminuíram e a incandescência das crateras era fraca ou nem sequer visível. O nível de alerta foi reduzido para 2 em 17 de janeiro. Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD)
O Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD) relatou terremotos e tremores vulcânicos contínuos em Ambrym durante o mês de outubro. A actividade vulcânica aumentou durante algumas horas entre 22 e 23 de Outubro e emissões difusas de gases foram detectadas em dados de satélite em 23 de Outubro. O nível de alerta foi reduzido para 1 (numa escala de 0 a 5) em 28 de abril. O VMGD alertou o público para ficar fora da Zona de Perigo Permanente A, definida como um raio de 1 km ao redor da Cratera Benbow e um raio de 2 km ao redor da Cratera Marum, e adicionalmente para ficar a 500 m de distância das rachaduras no solo criadas pelo dezembro. Erupção de 2018.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu (VMGD)
O Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD) informou que a incandescência da Cratera Benbow de Ambrym foi visível durante 25 de janeiro a 3 de fevereiro de um fluxo de lava que se espalhou de uma nova abertura na parte NW do fundo da cratera. Observações recentes indicaram que gás e cinzas não estavam mais sendo emitidos da cratera, e a sismicidade havia diminuído e estabilizado. O nível de alerta foi reduzido para 1 (em uma escala de 0-5) em 28 de abril. O VMGD alertou o público para ficar fora da Zona de Perigo Permanente A, definida como um raio de 1 km ao redor da Cratera Benbow e um raio de 2 km ao redor da Cratera Marum, e adicionalmente para ficar 500 m longe das rachaduras no solo criadas pelo dezembro Erupção de 2018.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD)
Em 24 de fevereiro, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD) informou que a incandescência noturna da cratera Benbow de Ambrym não era mais visível, embora as emissões de vapor persistissem. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 0-5). O VMGD alertou o público para ficar fora da Zona de Perigo Permanente A, definida como um raio de 1 km ao redor da Cratera Benbow e um raio de 2 km ao redor da Cratera Marum e, adicionalmente, ficar a 500 m de distância das rachaduras no solo criadas pelo Erupção de dezembro de 2018.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD)
Em 2 de fevereiro, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD) informou que as emissões de dióxido de enxofre do Ambrym foram detectadas em imagens de satélite à deriva E. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 0-5). O VMGD alertou o público para ficar fora da Zona de Perigo Permanente A, definida como um raio de 1 km ao redor da Cratera Benbow e um raio de 2 km ao redor da Cratera Marum e, adicionalmente, ficar a 500 m de distância das rachaduras no solo criadas pelo Erupção de dezembro de 2018.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD)
Em 27 de janeiro, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD) informou que as emissões de vapor e gás aumentaram da Cratera Benbow de Ambrym, e a incandescência da mesma cratera era visível à noite. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 0-5). O VMGD alertou o público para ficar fora da Zona de Perigo Permanente A, definida como um raio de 1 km ao redor da Cratera Benbow e um raio de 2 km ao redor da Cratera Marum e, adicionalmente, ficar a 500 m de distância das rachaduras no solo criadas pelo Erupção de dezembro de 2018.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD)
Em 25 de janeiro, o Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD) elevou o nível de alerta para Ambrym para 2 (em uma escala de 0-5) devido a um aumento significativo na atividade começando por volta das 04:00. As emissões de vapor aumentaram da cratera de Marum, e às 0515 uma nuvem de vapor, gás e cinzas subiu da cratera de Benbow. Dados de satélite registraram aumento das emissões de dióxido de enxofre de Benbow, e moradores de Ambrym e ilhas vizinhas relataram ter visto incandescência da cratera durante a noite. O VMGD alertou o público para ficar fora da Zona de Perigo Permanente A definida como um raio de 1 km ao redor da Cratera Benbow e um raio de 2 km ao redor da Cratera Marum e, adicionalmente, ficar a 500 m de distância das rachaduras no solo criadas pelo dezembro Erupção de 2018.Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD)
O Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD) informou que dados e observações durante fevereiro-outubro indicaram que as condições em Ambrym haviam se tornado estáveis após a erupção em dezembro de 2018, focada na caldeira do cume e na Zona Leste do Rift.
Em 10 de outubro, o nível de alerta foi reduzido para 1 (em uma escala de 0 a 5), indicando pequena inquietação.
O VMGD alertou o público para ficar fora da Zona de Perigo Permanente, definida como um raio de 1 km da Cratera Benbow e um raio de 2 km da Cratera Marum, além de ficar longe das rachaduras no solo resultantes da erupção de dezembro de 2019 ( um raio de 500 m em torno das principais rachaduras na vila de Paamal).
Fonte: Departamento de Meteorologia e Riscos Geográficos de Vanuatu (VMGD)
Os relatórios vulcânicos são atualizados semanalmente.